sábado, 20 de janeiro de 2018

Carma e Darma


As leis de Carma e Darma
Nesta lição aprenderemos sobre duas leis superiores, as leis de carma e darma, sendo muito importante entender como essas leis funcionam para que possamos saber o que fazer para conduzir nossas vidas com mais sabedoria.

Qualquer ato seja este bom ou mal, tem a sua conseqüência. Se praticarmos o bem a conseqüência será boa para nós, se temos uma má conduta as conseqüências serão ruins.
Não existe efeito sem causa e nem causa sem efeito.
E para julgar nossas ações existem seres de consciência totalmente desperta, que são os responsáveis para levar a cabo este trabalho.
Estes seres constituem o Tribunal da Justiça Divina, cuja função é pesar nossas boas e más ações e aplicar de forma justa a sentença, a conseqüência dos nossos atos.

O Tribunal da Justiça Divina.

Esse Tribunal é formado pelo regente Anúbis e seus 42 juízes.
Nas pirâmides do Egito foram encontradas várias ilustrações do Tribunal da Justiça Divina.
Nestas ilustrações o regente Anúbis é representado por um homem com a cabeça de chacal e os 42 juízes são simbolizados por diversos animais. Anúbis, na tradição egípcia, é o juiz que pesa o coração dos mortos e aplica a pena correspondente.

A Lei Divina tem como base a justiça e a misericórdia. A justiça sem misericórdia é tirania. A misericórdia sem justiça é tolerância, complacência com o erro.
Se ao pesar nossas ações em uma balança, o prato das boas ações estiver mais pesado o resultado será um Darma, que é uma recompensa pelas boas obras que fazemos.
O Darma (do sânscrito Dharma) significa também realidade ou ainda virtude.
Se ocorrer o contrário, se o prato das más ações estiver mais pesado, o resultado será um Carma para nós, ou seja, sofrimento, dor, adversidades, etc.
A palavra de origem sânscrita Karma significa ação. Podemos entendê-la como lei de ação e conseqüência.

Entretanto, é errôneo acreditar que Carma é somente a parte ruim da vida. Na verdade, ele é a “bagagem da alma” enquanto o Espírito passa pelas sucessivas encarnações e experiências nesta escola de consciência.

Carma não é só o negativo de nossas vidas. Carma é tudo aquilo que compõe os alicerces e a estrutura que edifica o Espírito enquanto transita pelo Planeta Terra, já que este é um mundo de consciência e, por isso, de aprendizado. Todas as ações que praticamos, naturalmente criarão reações condizentes. Também chamada de Lei de Causa e Efeito, essas ações irão sempre gerar um Carma, ou seja, um resultado, positivo ou negativo.

Isso significa que há um Carma negativo e um Carma positivo.


O Carma positivo, vai gerar frutos bons, que resultam em momentos tranquilos e suaves no porvir. Esse Carma também podemos chamar de Darma, para diferenciar do outro que comumente chamamos de Carma.

Todas as vezes que agimos conscientemente de forma que essa ação traga dor, perturbação, dificuldades ou qualquer prejuízo para outro ser humano, estamos adquirindo uma pendência negativa que exigirá resgate lá adiante.

Também quando agimos de tal sorte que causamos prejuízos a qualquer coisa da natureza, seja animais, plantas, água, terra e tudo o que há, inclusive quando emporcalhamos os ambientes com maus cuidados com o lixo, principalmente aquele que danifica o meio ambiente, certamente, lá adiante, vamos passar por situações onde teremos a oportunidade de resgatar as más ações do pretérito.

Toda ação de resgate, é denominada EXPIAÇÃO. É como se tivéssemos uma conta pendente que precisa ser paga. Nessas contas não há avalistas. Ninguém paga a dívida do outro.

Da mesma forma, as boas ações do passado nos proporcionam, na presente encarnação, situações de conforto e bem-estar, trazendo resultados positivos em tudo aquilo que sucede em nossa atual existência. Esse é o Carma positivo, ou Darma, como queiram.

Precisamos considerar que somos Espíritos estelares que aceitaram passar por uma experiência de consciência em um Planeta habilitado para isso, como se fosse uma Escola.

Uma vez aceito tal desejo, o Espírito imortal corporifica-se no Planeta correspondente, como a Terra por exemplo, e é submetido ao véu do esquecimento. Ao iniciar a sua caminhada, tudo é aprendizado, como se nunca tivesse existido antes. Porém, para que ele possa mais rapidamente se autoavaliar, depois de um certo tempo aqui nesta escola, o Espírito desprende-se do corpo físico, ação que comumente é chamada de morte, e o seu segundo corpo, ou seja, o perispírito, se encarrega de acompanhar o Espírito nas faixas dimensionais da Quarta Dimensão, onde há um mundo paralelo ao que conhecemos na matéria, e lá, há todas as possibilidades para que ele faça uma avaliação da última etapa, cumprida aqui na escola terrena.

Nas Colônias Espirituais, o Espírito recobra as suas lembranças de todas as suas passagens pela Terra, mesmo que basicamente, bastaria lembrar apenas da última, pois a cada existência, todo o nosso histórico é atualizado.

Claro que antes existe uma infinidade de situações que diferem individualmente para cada Espírito. Cada um vai passar por determinados períodos de arrependimento, dor ou sofrimento, de acordo com a vida que levou antes de desencarnar. Para cada caso, há uma situação. Mas depois tudo se afunila, até que chega o momento de o Espírito reprogramar uma nova volta para a Terra. Uma nova encarnação.


É este projeto reencarnatório que vai determinar as condições que a próxima existência oferecerá para que o espírito, na forma humana, encontre maneiras de corrigir as ações mal sucedidas no passado.

Embora não haja imposições por parte das Leis Divinas, o próprio Espírito deseja resgatar o mais breve possível as suas pendências. Colocará variadas possibilidades e dificuldades, situações em que terá a oportunidade de lapidar a sua alma. E essas situações de dor, sofrimento ou dificuldades, é o que denominamos de Carma.

Dizemos que ninguém foge do próprio Carma. Isso é verdadeiro, pois ninguém foge de si mesmo. Então, para que possamos evoluir como seres de Luz, precisamos fazer os resgates. Como necessidade da própria alma, vamos encontrar os meios para fazê-los.

O Espírito só concluirá o aprendizado nesta Escola de Consciência, quando desencarnar e não deixar nenhum resgate pendente. Aí sim, não precisará mais voltar aqui. Passará a habitar mundos superiores.

Como a Terra está deixando de ser um Mundo de Provas e Expiações, evoluindo para um Mundo Regenerado, os remanescentes desta escola terrena, terão que completar as lições em outro lugar. Pelo que nos informam os Amparadores Espirituais, será em um Planeta ainda atrasado como era a Terra na época pré-histórica.

Este momento, também chamado de “Separação do joio e do trigo”, já está acontecendo. A maioria de nós está, provavelmente, na última encarnação na Terra.

O Bem e o Mal como os conhecemos, nada mais é que as condições que nós mesmos criamos para evoluir. Permanecer no mal, sempre acarreta em atraso evolutivo. Sempre trará Carma negativo para ser resgatado lá adiante.

Em resumo: Viemos a primeira vez na forma humana, ganhamos uma consciência que nos proporciona criar, agir e decidir pelo livre arbítrio, ou seja, pela vontade individual de cada um. Temos o poder de decidir sempre qual situação vamos criar. E temos dentro de nós a capacidade de antever os resultados também. Entretanto, quando optamos pelas vantagens pessoais, ou pela lei do menor esforço, situações que podem resultar em prejuízos para terceiros, criamos um Carma que exigirá resgate.

Tais resgates que nem sempre seria preciso fazê-los através da dor. Quando reconhecermos que somos merecedores de cada situação surgida no dia a dia, e tomarmos ciência que tal situação está proporcionando um reaprendizado, aceitando e fazendo o firme propósito de reajustar aquilo que foi feito errado antes, certamente, o peso do Carma vai diminuir até extinguir-se por completo. A isso chamamos de “pagar com o amor ao invés da dor”.

Os tipos de Carma.

Existem vários tipos de Carma:

Individual: quando é aplicado especificamente a uma pessoa. Por exemplo, no caso de uma doença.
É importante ressaltar que nem todo sofrimento ou acontecimento ruim é cármico, pois devido a nossa inconsciência podemos causar diretamente nosso próprio sofrimento. Ex: uma pessoa que atravessa uma rua sem a devida atenção e é atropelada.

Familiar: quando é aplicado de tal forma que afeta toda uma família. Por exemplo, no caso de se ter um membro da família que é viciado em drogas. Isto traz sofrimento para todos ao redor.

Regional: quando é aplicado em determinada região. Temos como exemplo as secas, enchentes ou outras adversidades climáticas que ocorrem em determinados lugares e regiões.

Nacional: é uma ampliação do carma regional. Temos o exemplo de países que são assolados pela guerra, ditaduras, misérias, desastres naturais, etc.

Mundial:
quando é aplicado a toda humanidade. Temos o exemplo das guerras mundiais e, atualmente, vemos a imensa degradação e a progressiva escassez dos recursos naturais, iminência de guerra nuclear, grandes desastres naturais, ameaças de epidemias, etc.

Neste momento não poderíamos deixar de alertar que estão ocorrendo grandes transformações em nosso mundo devido ao carma mundial que está em progresso.
Por isso é urgente que se pratique a morte psicológica, que se elimine o máximo possível dos defeitos psicológicos, que é o que nos torna desumanos, para não sucumbir juntamente com toda a humanidade ante o carma mundial.

Katância: é o carma mais rigoroso, que é aplicado aos Mestres, que apesar de suas inúmeras perfeições, podem cometer erros e ser penalizados.

Kamaduro: é o carma aplicado a erros graves, assassinatos, emboscadas, torturas, etc. Esse tipo de carma não é negociável e quando é aplicado vai inevitavelmente até as suas consequências finais.

Karmasaya:
esse carma também não é negociável e é aplicado quando a pessoa comete adultério.
Nas escrituras sagradas está escrito que “todo pecado será perdoado, menos os pecados contra o Espírito Santo”, e esse pecado é o adultério. Mas o que é considerado adultério perante a Justiça Divina?

Perante a Lei Divina quando duas pessoas se unem sexualmente elas estão casadas nos mundos internos (independente de serem casadas pelas leis físicas).
Portanto se a pessoa tem mais de um/uma parceiro sexual em um determinado espaço de tempo (menos de um ano), essa pessoa comete adultério e lança Carma sobre suas costas.

Mais ainda, quando duas pessoas se unem sexualmente, por estarem internamente casadas, seus Carmas se somam e tornam-se comum às duas pessoas.
E se uma dessas duas pessoas tiver outra relação sexual com uma terceira pessoa, essa última terá o Carma das três pessoas.
Sabendo disso podemos então fazer uma idéia de como é grave a situação cármica de toda a humanidade.

Se no prato da balança cósmica colocamos as boas obras e no outro as más, é evidente que o Carma dependerá de qual prato estará mais pesado. Todos somos grandes devedores, seja devido aos nossos atos nessa existência ou em outras passadas.
Por isso é urgente que mudemos nossa conduta diária.

Ao invés de protestarmos por estarmos em dificuldades, devemos sim procurar ajudar aos demais.
Ao invés de protestarmos por estarmos doentes, devemos dar medicamentos aos que não podem comprá-los, levar ao médico os que não podem ir, etc.
Ao invés de reclamarmos das pessoas que nos caluniam, devemos aprender a ver o ponto de visto alheio e abandonar de uma vez a calúnia, as intrigas, as reclamações, etc.

Nosso carma pode ser perdoado se eliminarmos a causa de nossos erros, de nossa ira, de nossa inveja, de nosso orgulho, etc.
A causa de nossos erros e, por conseguinte, de nosso sofrimento é o ego, nosso defeitos psicológicos..
O mundo seria um paraíso se as pessoas eliminassem de si mesma essas abominações inumanas.
Não é possível ter uma conduta reta se somos manipulados pelos defeitos psicológicos.

Conforme vamos eliminando nossos próprios defeitos o carma referente a tal ou qual defeito vai sendo perdoado. Isto é a misericórdia.

Nunca devemos protestar contra nossa situação cármica, pois isso só vem a agravá-la.
O Carma é um remédio que nos aplicam para que vejamos nossos maiores defeitos e que normalmente são a causa de nosso sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário