quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A História das Marcas: Bayer

Você sabe o que existe por de trás do simples ato de tomar uma aspirina para aliviar a dor ou um Alka-Seltzer para aliviar os sintomas da azia; dar um banho no animal de estimação preferido utilizando xampu anti-pulgas; controlar a diabetes com medicamentos extremamente avançados; aplicar um eficaz pesticida em uma lavoura ou tingir uma roupa? A tecnologia de produtos que levam uma marca alemã forte e centenária: BAYER.
-
A história
A BAYER iniciou suas atividades no dia 7 de agosto de 1863, em uma modesta casa, no vale do rio Wupper, cidade de Barmen, região de Wuppertal na Alemanha, onde o comerciante de corante Friedrich Bayer e o mestre tintureiro Johann Friederich Weskott instalaram uma pequena fábrica para produzir e distribuir corantes artificiais (anilina) para tingimento de tecidos. A empresa foi registrada na Junta Comercial do município de Elberfeld, com o nome de “Friedr. Bayer et Comp.”. O crescimento da empresa se deu rapidamente. No dia da abertura contava apenas com um único empregado, mas ao final do primeiro ano já havia um total de doze colaboradores. Apenas um ano e meio depois a empresa já participava da primeira fábrica de corantes à base de alcatrão nos Estados Unidos, localizada em Albany, no estado de Nova York, fornecendo produtos intermediários para a fabricação de corantes. Em 1867, contando com 50 colaboradores, que produziam 125 quilos de fucsina por dia, comercializava-os em quatro escritórios de venda, três na Alemanha e um na Basiléia, Suíça.
-
-
Com o início da produção de alizarina, um corante cristalino vermelho-alaranjado, em 1872, a participação de mercado foi ampliada mais ainda. Quando a empresa, em 1873, completava 10 anos de existência, criou-se para os funcionários uma caixa assistencial que, então, doze anos depois foi transformada em instituição de prevenção médica hospitalar. Em 1876 iniciou-se em Moscou a primeira produção própria no exterior. Em um porão alugado, equipado com um misturador manual, produzia-se alizarina. Após o falecimento dos fundadores da empresa, os dirigentes da BAYER decidiram transformá-la em Sociedade Anônima: foi desta forma que se constituiu, no ano de 1881, a “Farbenfabriken vorm. Bayer & Co.”, uma Sociedade Anônima com capital inicial de 5 milhões de marcos. Nesta época a empresa, já em franca expansão, contava com várias fábricas e 384 colaboradores, dos quais 14 eram químicos. A empresa tinha forte presença no mercado mundial, comercializando seus corantes nas mais importantes metrópoles da indústria têxtil, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
-
-
No final desta década, em 1888, foi instalada uma pequena divisão farmacêutica, que resultaria na patente da Aspirina, conseguida no dia 10 de outubro de 1897. O químico Felix Hoffmann, com a ajuda do professor Heinrich Dreser, sintetizou o ácido acetilsalicílico para aliviar as dores reumáticas do seu pai. O nome Aspirin (em inglês) deriva dos compostos usados na fabricação do remédio: “A” de Acetil, “SPIR” da planta Spirea (de onde era retirada a Salicin) e “IN” um sufixo comum para medicamentos. Em 1899, a BAYER já distribuía a Aspirina, que se tornaria a marca de analgésico mais conhecida e consumida do mundo, para os médicos receitarem aos seus pacientes. Com a Aspirina, carro-chefe da empresa durante 40 anos, a BAYER descobrira o “Ovo de Colombo”. Ao contrário dos produtos que inundavam o mercado, supostamente eficazes na cura de doenças reticentes e outras não menos convencionais, a Aspirina aliviava as dores do cotidiano, teoricamente com o mesmo sucesso e sem os inconvenientes da morfina e antifebrina, tão em evidência na época.
--
A fabricação de produtos químicos fotográficos pela empresa remonta ao ano de 1904, e as pesquisas para a produção de borracha sintética a 1906. Somente em 1912, a empresa escolheu a cidade de Leverkusen para instalar sua sede. Com a Primeira Guerra Mundial, a BAYER sofreu graves prejuízos em suas exportações, passando por um período muito crítico de sua história. Superado o período difícil do pós-guerra, na década de 30 a empresa desenvolveu e descobriu várias substâncias importantes na área da química e da medicina, como o poliuretano. Décadas depois, com a Segunda Guerra Mundial, a BAYER viveria seu pior período. Depois de ser totalmente reestruturada, a BAYER AG, que adotou este nome oficialmente em 1972, introduziu nas décadas seguintes produtos inovadores como em 1967, quando lançou o inseticida Baygon; em 1973, quando registrou a substância Clotrimazole, e lançou-a no mercado com o nome Canesten (medicamento utilizado para combater micoses e fungos); ou quando, em meados da década de 80, o repelente AUTAN, que havia chegado as lojas alemãs em forma de loção alguns anos antes, alcançou a liderança de mercado em países como Brasil, Grécia, Espanha, Áustria e Inglaterra. A empresa ainda é proprietária da marca Alka-Seltzer, medicamento contra azia e queimação estomacal inventado em 1931; do ácido ascórbico Redoxon; da pomada Bepantol; e, em alguns mercados, do tradicional Leite de Magnésia de Phillips, inventado em 1873 pelo inglês Charles H. Phillips.
--
Em 1994, a empresa adquiriu as atividades norte-americanas de automedicação da Sterling Winthrop, readquirindo com isso os plenos direitos de uso do seu nome para todos os produtos e o logotipo nos Estados Unidos e Canadá. Com a compra dos negócios mundiais de polióis da empresa americana Lyondell Chemical Company, no início de 2000, a BAYER assegurou ainda mais sua liderança em poliuretanos, atualmente conhecida como BAYER MaterialScience. Dois anos depois, os negócios de inseticidas domésticos (Baygon), repelentes (Autan), produtos de limpeza e purificadores de ar são vendidos à SC Johnson. Nos anos seguintes, a BAYER se tornou uma das maiores em seu segmento de atuação com aquisições importantes como, por exemplo, em 2002 quando comprou a Aventis CropScience, indústria da área de fitossanitários (inseticidas, herbicidas, fungicidas e tratamento de sementes). Em janeiro de 2005, a empresa concluiu a aquisição dos negócios de medicamentos isentos de prescrição da Roche, transformando a BAYER em uma das três maiores fornecedoras mundiais de medicamentos nesse segmento.
-
-
Em 2006, a empresa pareceu, finalmente, ter decidido que caminho seguir. Escolheu a divisão de medicamentos para ser seu carro-chefe, depois de anos concentrando suas aquisições e esforços na área de materiais industriais e no segmento de agricultura. E foi justamente para injetar uma dose extra nos negócios farmacêuticos que a BAYER anunciou a compra por €16.2 bilhões do laboratório alemão Schering (fundada por Ernest Schering), com grande destaque nas áreas de ginecologia e andrologia, oncologia, terapêuticos especializados e diagnósticos por imagem, para integrar a divisão farmacêutica da empresa. Com um amplo portfólio dos chamados remédios altamente especializados, a Schering pode dar à BAYER o que lhe faltava: o título de um laboratório farmacêutico com tecnologia de ponta para superar a fama de fabricante de remédios de balcão que a inventora da aspirina tinha até o momento.
--Com o novo conglomerado, chamado Bayer-Schering Pharmaceuticals, a BAYER pulou da 16ª para a 12ª posição no ranking das maiores fabricantes de medicamentos do mundo. E a nova empresa já nasceu entre as dez maiores produtoras de remédios altamente especializados. O principal motivo da aquisição, porém, parece ser mesmo o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado. Enquanto a Schering é líder mundial em contraceptivos e tem uma linha forte de combate ao câncer, a BAYER se concentrou em drogas cardiovasculares e nos remédios que dispensam receita médica.
-
-
As divisões
Em 2002 a BAYER passou pela maior reestruturação mundial de sua história. Foram então criadas três divisões de negócios que operam de maneira quase independente e estão totalmente alinhadas aos seus respectivos mercados:
Bayer HealthCare - Com produtos inovadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, oferece soluções completas, utilizando tecnologia de última geração, para a saúde humana e animal. Principal divisão de negócios do Grupo Bayer mundialmente, essa divisão é formada por quatro diferentes áreas de negócios: Bayer Schering Pharma (para produtos com necessidade de prescrição médica), Consumer Care (medicamentos isentos de prescrição), Diabetes Care (produtos diagnósticos) e Saúde Animal (produtos para saúde animal). As principais marcas comercializadas por essa divisão são: Yasmin®, líder mundial em contracepção oral; Microvlar®, anticoncepcional mais vendido do mercado farmacêutico brasileiro em unidades; Levitra®, medicamento para disfunção erétil; Betaferon®, para tratamento da Esclerose Múltipla; Androcur®, para câncer de próstata; Aspirina®, medicamento que proporciona alívio contra dor de cabeça, febre e dores no corpo; Redoxon® Zinco, produto que associa a vitamina C ao zinco, dois elementos importantes que não são produzidos pelo organismo e, portanto, precisam ser obtidos por meio de fontes externas;Bepantol®, pomada anti-assaduras que oferece proteção e nutrição para a pele do bebê; eBayer Breeze®2, sistema de monitoramento inteligente da glicose sangüínea com tecnologia “Já Codificado”, que dispensa a codificação ou colocação de chips a cada troca de tiras reagentes, garantindo assim mais precisão e segurança ao paciente.
Bayer CropScience - Com um amplo portfólio de produtos e uma eficiente rede de Pesquisa e Desenvolvimento, essa divisão é uma das líderes mundiais nas áreas de ciência agrícola e saúde ambiental. Está presente em mais de 120 países e suas atividades mundiais englobam os segmentos de Proteção de Cultivos, voltado para o controle de plantas daninhas, doenças e pragas nas lavouras; Biotecnologia, que abrange os negócios de sementes convencionais e biotecnologia vegetal; e Saúde Ambiental, com soluções inovadoras para o controle doméstico e profissional de pragas urbanas, jardinagem, reflorestamento e grãos armazenados. Os principais produtos oferecidos por esta divisão são: inseticidas, herbicidas, fungicidas, raticidas, produtos para tratamento de sementes, sementes, entre outros.
Bayer MaterialScience - Com a missão de transformar idéias em soluções criativas e inovadoras, esta divisão de negócios é especializada em polímeros e sistemas de alta tecnologia e fornece matérias-primas para a indústria de importantes mercados nacionais e mundiais. Entre seus principais clientes estão indústrias automotivas, de construção civil, calçadista e moveleira, o setor de eletroeletrônicos e fabricantes de materiais esportivos e de lazer, embalagens e equipamentos médicos. Os principais produtos oferecidos são plásticos de engenharia, borrachas, poliuretanos, tintas e vernizes, produtos celulósico, adesivos e selantes .
-
- -
O Grupo Bayer investe constantemente em pesquisa e busca liderança tecnológica nas áreas em que atua. Para pesquisa e desenvolvimento a empresa investe aproximadamente €2.8 bilhões anualmente. A inovação é o principal fator para o desenvolvimento de produtos e otimização de processos, dando maior competitividade e crescimento, fatores essenciais para a contínua expansão dos negócios da BAYER. A responsabilidade pelo desenvolvimento de produtos inovadores e novos negócios é da Bayer Innovation, sediada na cidade alemã de Düsseldorf. O objetivo dessa empresa é aumentar o portfólio de negócios da BAYER e facilitar o acesso a novos mercados em crescimento. O foco atual está nas tecnologias de medicina e de segurança e no uso de plantas para o desenvolvimento e fabricação de produtos farmacêuticos. Para complementar suas atividades de P&D, a BAYER conta com uma rede internacional de acordos de colaboração com universidades de primeira linha, institutos públicos de pesquisa e empresas parceiras. Essa combinação de especialidades tem o objetivo de transformar rapidamente novas idéias em produtos de sucesso.
-
-
A evolução visual
O design do logotipo da BAYER, em formato de cruz, comemorou 100 anos em 2004 marcados por diversas modificações, desde sua criação patenteada na Alemanha em 1904. Tudo começou quando a elaboração de um ícone para apresentar a marca ao público se fazia necessária, já que o nome da empresa, Elberfelder Farbenfabriken vormals Friederich Bayer & Co, atrapalhava a comunicação com os consumidores por ser muito extenso. Em 6 de janeiro de 1900, a tipologia do logotipo foi desenvolvida por Hans Schneider, colaborador da área de pesquisas da cidade de Elberfeld, em uma reunião, quando escreveu o nome BAYER uma vez na horizontal e outra na vertical, formando uma cruz, que substituiu o antigo nome da empresa e a figura de um leão. Inspirado no formato da aspirina, em 1910, a assinatura foi envolvida por um círculo, que ajudava a impedir a venda de produtos falsificados, concedendo sinônimo de qualidade aos produtos da marca, identificados com o novo símbolo.
-
-
Entre 1928 e 1929, a marca foi redesenhada, deixando totalmente na vertical as letras, antes levemente inclinadas, pelo uso do itálico. O toque final só foi dado em 2002, quando as letras ganharam as cores azul e verde, remetendo à área de saúde e agregando ao ícone um visual de modernidade, que a empresa busca transmitir. O símbolo representa a transparência e o dinamismo da BAYER, sem perder sua característica, nem os aspectos da tradição da empresa. A “Cruz” está presente em todos os países do mundo, fazendo parte da comunicação global da BAYER.
-
-
Os slogans
Se é Bayer, é bom. (1922)
Viver bem é viver Bayer.
Si és Bayer, és Bueno.
Changing the world with great care.
Science For A Better Life.
 (Ciência para uma Vida Melhor).
Ciência para uma vida melhor.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Alemanha● Fundação: 7 de agosto de 1863● Fundador: Friedrich Bayer e Johann Weskott
● Sede mundial: Leverkusen, Alemanha● Proprietário da marca: Bayer AG● Capital aberto: Sim (1881)
● Chairman: Manfred Schneider
● CEO: Marjin Dekkers● Faturamento: €31.1 bilhões (2009)
● Lucro: €1.35 bilhões (2009)
● Valor de mercado: €46.6 bilhões (dezembro/2010)
● Presença global: 150 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 108.400● Segmento: Químico e farmacêutico
● Principais produtos: Medicamentos, produtos veterinários e químicos● Principais marcas: Levitra®, Aspirina®, Redoxon® e Bepantol®● Slogan: Science for a better life.
● Website: www.bayer.com
-
A marca no Brasil
Tudo começou em 1896, quando dois consultores técnicos da BAYER desembarcaram no Rio de Janeiro com a missão de levantar as possibilidades comerciais da jovem República. Nesse mesmo ano foi fundada a primeira representante dos produtos da empresa no Brasil, a Walty Lindt & Cia. A primeira firma de representação comercial própria da BAYER foi fundada em fevereiro de 1911. A Frederico Bayer & Cia., com sede no Rio de Janeiro, passou a responder por toda a distribuição dos produtos no país. Devido ao grande sucesso dos produtos, em 1921 foi fundada a Chimica Industrial Bayer Weskott & Cia, que além de importar e comercializar os produtos da matriz alemã, iniciou a produção local de medicamentos, alavancada pela Aspirina e pela CafiAspirina. Até a década de 30 o crescimento da empresa foi constante. As campanhas publicitárias, arrojadas para a época, contribuíram de forma decisiva para o sucesso no mercado brasileiro. Um notável publicitário e poeta, Engenheiro Bastos Tigre, criou, em 1922, um dos slogans mais conhecidos da propaganda brasileira: “Se é Bayer, é bom”.
-
- -
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a Aliança Comercial de Anilinas, formada em 1925, foi vendida a um grupo de capital brasileiro e a BAYER foi “nacionalizada”, sendo operada por interventores militares. Somente após a guerra e de alguns anos para se restabelecer novamente no mercado mundial, a empresa voltou a investir no Brasil. Assim, em 1956, adquiriu uma antiga fábrica de ácidos, instalada em um terreno no distrito de Belford Roxo - Baixada Fluminense (RJ). Na época, o presidente mundial da empresa, Dr. Ulrich Haberland, esteve no Brasil para anunciar oficialmente ao então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, a decisão da BAYER em instalar um parque fabril em Belford Roxo, inicialmente com quatro fábricas para produzir anilinas, produtos químicos intermediários, derivados de cromo e defensivos agrícolas. O conjunto industrial foi inaugurado oficialmente no mesa de junho de 1958, dando origem ao moderno complexo da BAYER de hoje, ocupando 1.9 milhões de m2. Nesse mesmo ano, a empresa chegou ao bairro do Socorro, na cidade de São Paulo, para onde transferiu sua sede administrativa em 1973, onde eram formulados defensivos agrícolas. Na cidade de São Paulo, em 1999, foi inaugurada uma nova fábrica de produtos farmacêuticos, com investimentos na ordem de US$ 25 milhões, que trouxeram para o Brasil modernas tecnologias e equipamentos, atendendo exigências internacionais de “Boas Práticas de Produção” (GMP) e com capacidade para abastecer todo a região do Mercosul. A divisão brasileira da BAYER tem atualmente mais de 3.800 colaboradores nas suas Divisões Bayer HealthCare (saúde humana e animal), Bayer CropScience (agricultura) e Bayer MaterialScience (materiais inovadores).
- --
A marca no mundo
Hoje, a BAYER atua globalmente como indústria química e farmacêutica com mais de 302 empresas nos cinco continentes, oferecendo ao mercado uma ampla gama de produtos e serviços que abrange os campos da saúde humana e animal, alimentação, plásticos, especialidades químicas, proteção das plantas e produtos de consumo, empregando mais de 108.000 pessoas. A BAYER comercializa aproximadamente 5 mil produtos. Entre os mais vendidos estão: Yasmin®, Levitra® e Aspirina® (área de saúde); Confidor® (setor de agronegócios); Makrolon®, Baydur® e Bayflex® (área de materiais inovadores).
-
Você sabia?
 OO time de futebol alemão Bayer Leverkusen foi fundado em 1º de julho de 1904, como clube esportivo da empresa Bayer AG na cidade de Leverkusen.
-
-

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário