sábado, 20 de janeiro de 2018

8 lições dos Samurais para vida cotidiana



A cultura samurai influenciou a evolução do Japão como uma sociedade e, no século 20, se tornou referência mundial. O reconhecimento da fragilidade foi a filosofia mais empregada dos samurais.

No livro “Samurai Strategies” (“Estratégias Samurais”, em tradução livre), de Boye Lafayette, o autor explora algumas virtudes dos samurais que definiram seu modo de vida e como podemos aplicá-las em nossas próprias vidas. Confira 8 maneiras de inseri-las no seu cotidiano e ter uma vida mais saudável:

1.Honestidade

A honestidade é fundamental para relações interpessoais, de acordo com o Bushido, um código de conduta que preza pelos valores morais elevados. Por esse motivo, os samurais consideravam a honestidade como uma obrigação. “Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino” consta no “Credo do Samurai”.

2.Honra

Segundo a cultura, as decisões tomadas refletem quem você realmente é. Desse modo, a honra é fundamental e jamais deve ser abandonada. Todos os homens morrem, porém, o nome e o legado são eternos.

3.Disciplina

A disciplina é importante, pois é preciso saber entender os ensinamentos que são passados e respeitar seus superiores. As etapas de aprendizado são ouvir e refletir. Além disso, é necessário estar disposto a melhorar todos os dias para chegar o mais próximo da perfeição.

4.Benevolência

Pessoas dotadas de habilidades superiores devem usá-las para ajudar o próximo. Além de ajudar sempre que possível, é necessário ser cortês com os inimigos.
5.Dever

Um bom samurai realiza todos os seus deveres, assumindo todas as consequências de seus atos.

6.Autocontrole


O autocontrole é uma ferramenta fundamental de sucesso. Ele te deixará consciente e seguro de seus atos.

7.Prontidão

Estar preparado para qualquer adversidade é uma característica dos samurais. Saber fazer a leitura de uma determinada situação para depois encontrar uma resolução é o caminho para uma vida mais saudável.

8.Coragem


Para os samurais, o medo é uma forma de fracasso. Por isso, o indivíduo deve estar seguro e destemido para enfrentar qualquer situação.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário