sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Algumas Seitas e Sociedades Secretas

Escolas do Quarto Caminho

As escolas do Quarto Caminho, ou agrupamentos de denominação similar, se baseiam nos ensinamentos de um mestre esotérico de origem russa chamado George Gurdjieff e seu discípulo Ouspensky. Gurdjieff expressa a ideia de que os seres humanos, com raras exceções, vivem em um estado análogo ao do sonho.
Para superar este estado sonolento deve-se despertar acordando-se de si mesmo. Para isso utiliza diversos exercícios (superesforço, training psicológico, movimentos rítmicos, danças rituais, tarefas que o mestre ordena).
Por sua parte Ouspensky expressava que a única saída que o homem tinha era através das Escolas e os ensinamentos do mestre e nessa evolução o discípulo podia se elevar e tomar consciência até chagar a N7 , a escala mais alta para um homem.

Loja Nova Ísis

A Loja Nova Ísis é um exemplo de denominação que surge sucetivamente de outras gerações, denominações de denominações que vão se ramificando numa complexa teia, assim partindo-se de registros e históricos destas é possível se catalogar até chegar a denominadores comuns as demais. Neste caso a Nova Isis foi fundada pelo Mestre Therion (Crowley), como ramo da tradição thelêmica, que também fundou a Fraternitatis Astrum Argentum.
A Sociedade Novo Aeon (SNA) - dissidência de atividade da O.T.O. que continuou pela Loja Nova Ísis que por sua vez deu lugar a Collegium ad Lux et Nox.

Fraternitatis Astrum Argentum

Também conhecida estranhamente por A.•. A.•.. esta ordem de ensinamentos foi criada Aleister Crowley com George Cecil Jones, homem que iniciou Crowley em 1898 a Golden Dawn que por estar insatisfeito com Jones a criou em 1907 com intenção de superar a Golden Dawn. O nome desta na realidade não está em latim mas sim em grego, Aster Argos (Estrela Brilhante, não de Prata), que apesar de soar um erro grafado, se somado o valor das letras dá 983, o mesmo da palavra Gnosis.

Ordem Martinista Sufi

É a convergência da Martinistas Europeus com os seguidores do Sufismo.

Fraternidade Universal da Humanidade

Relacionada como uma tradição lendária, a também chamada Igreja Secreta de Melki-Tsedek, leva a idéia da iniciação como ato de iluminação tirando-se assim a necessidade de sacerdócio ou qualquer mediador (logo pressupõe Jesus), que assim por uma mistura de elementos claramente teosoficos tem a obvia pretença de unificação, como uma Nova Ordem Mundial. Se relacionando algumas vez a "Taça do Santo Graal" podendo ser assim o mesmo que a Igreja Oculta do Santo Graal, de adoração aos não confirmados, mas perseguidos descendentes de Jesus.

Fraternitas Saturni

Foi fundada em 1918 por Gregor A.Gregorius ex-secretário-geral da Grande Loja Pansófica de Mestre Recnartus, apesar de algumas vezes se relatar que fora num concílio de Weida realizado, na Turingia, em 1925 pelo Mestre Recnartus. Foi censurada durante o nazismo e com a morte de seu fundador em 1964 criou dissenções que levou a criação de dissdências como a Ordo Saturni, sendo quase extinta a original mas retornando sob novo fôlego em 1993 com a fundação da Communitas Saturni, como transferência da alemã Kaiserslautern por seu fundador o Grão-Mestre Immanuel e compartilhando grandes semelhanças com o Rito Escocês Antigo da Maçonaria. Adotam o Saturno pois consideram este guardião das fronteiras e dos sistemas internos e externos, sendo relacionado na mitologia comum como o deus Cronos do tempo e da morte, também por considerarem a forma esférica como signo do masculino sendo por sua vez abraçado pelo feminino representado pelos aneis, não muito diferente assim dos ideias maçônicos, conforme definido no site ocultura: "No fim dos tempos, Saturno julgará o carma e o destino, representando o redentor em seu sentido positivo, mas o destruidor em seu sentido negativo, aquele que atira ao Abismo as almas não transformadas e ligadas à terra."
Communitas Saturni

Ordem maçônica de magia telêmica do caminho de Saturno.

Sociedade de Thule

Fundado pelo Grão-Mestre da Ordem Bávara Rudolf Freiherr Von Seboottendorf em 17 de Agosto de 1918, do qual viria a participar Hitler e a origem do Partido Socialista Alemão, o Nazismo. Thule era o nome de uma lendária ilha similar a Atlântida, supostamente detinha os conhecimentos do 'Super-homem', isto é, a criação do cepo "Ariano", o qual exterminaria todas as raças "inferiores". Isso se dava por "Mestre" dos "Anciões" que em contatos com os remanescentes dessa civilização (Thule) por rituais mágico-místicos o qual presa-se os concedia poderes e força sobrenaturais. Nascia o conceito dos super-heróis dos quadrinhos como o próprio Super-homem, que no entanto gerou um super-vilão chamado Füher, Adolf Hitler. Dizia-se que Thule era a capital do continente Hiperbóreo (Atlântida, Gondwana-Lemuria , Hiperbóreo, e Terra de Mu)

Germanenorden 

Sociedade Secreta alemã cujo o símbolo era uma suástica e tinha semelhanças hierárquicas a Maçonaria. Criada em 1912 que inspirou a Sociedade de Thule, também era anti-semitista.

Sociedade Antroposófica

O nome vindo do grego "conhecimento do ser humano" tinha como principal ideologia-tronco a chamada ciência espiritual criada pelo austríaco Rudolf Steiner no inicio do século XX, do qual fundou esta sociedade em 1912. Claramente inspirada nos ideias da teosófico de Helena Blavatsky, esta teria justamente surgido por divergências com a atual líder da Sociedade Teosófica, Annie Besant, levando diversos membros desta.

Dragon Rougue

Também conhecida como Ordo Draconis et Atri Adamantis, foi fundada por Thomas Karlsson, em 1989, é uma Ordem praticante da magia 'Caminho da Mão Esquerda' e a Magia Draconiana, tem provaveis conexões satânicas abertas. Seus Graus se dividem em: Lilith, Gamaliel, Samael, A'arab Zaraq, Thagirion, Golachab, Gha'agsheblah, Satariel, Ghagiel, Thaumiel.

Ordem do Dragão

Uma antiga Ordem fundada em 1408 seguindo moldes aparentemente similares as Ordens Católicas e militares do período. Apesar de ser originalmente romana (Societas Draconistrarum) cujo seu fundador era Sigismund, o rei da Hungria, seus domínios alcançaram a Alemanha onde era chamada de Drachenorden. Seu símbolo adotado no brasão é a imagem de um dragão circular com sua cauda atingido seu pescoço.
Seus princípios aparentes eram proteger a família real do qual seus membros faziam parte (cerca de 24 na época) e combater seus inimigos turcos. Dentre seus membros nobres procedeu Vlad II que adotara o nome Dracul (O Dragão), um pretendente ao trono da Valáquia, atual Romênia. No entanto, seu filho e sucessor cujo pelo notório sadismo ficou conhecido como Vlad, o Empalador. Foi deste que utilizando-se do nome “Draculea” que significava “filho daquele que foi membro da Ordem do Dragão” por ser filho de Dracul, ficou conhecido na literatura como Conde Dracula. Dracul assim, ainda naquele tempo acabou ganhando também o significado de "diabo" por seus inimigos e parte da população. Apesar de se dar como declinada desde a morte de seu fundador Sigismund 1947 muito se especula sobre suas atividades ainda hoje e até possíveis ligações como a Irmandade da Morte.
Quator Coronati

Fundada pelo Satanista William Wynn, em 1884, tendo-se uma filial chamada Quator Coronati Britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário