quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Má digestão e gases: 4 receitas caseiras

Antes de partir para as receitas, certifique-se com um médico de que o problema é mesmo a indigestão.

Sofrer com má digestão e gases não é nada agradável. A indigestão, chamada pelos médicos de dispepsia, é uma condição que afeta o organismo logo após as refeições causando arrotos, náuseas, vômitos, gases, inchaço abdominal e queimação estomacal. Esse problema afeta muitas pessoas e, devido aos sintomas, é frequentemente confundido com a gastrite. Se você sofre com esse incômodo, conheça alguns bons remédios para má digestão a seguir.



Antes de partir para o uso dos remédios para má digestão é bem importante que faça uma consulta com um gastroenterologista para saber se o problema é mesmo a indigestão ou se os sintomas podem ser, por exemplo, de intolerância ao glúten, doença cada vez mais incidente nas pessoas de todas as idades.

Nesse caso, os remédios para indigestão não vão ajudar, pois a causa do problema, que é a ingestão de glúten, não estará sendo resolvida. Mas se já souber que os sintomas aparecem apenas quando exagera nas refeições de todos os tipos, veja o que ajuda a aliviá-los.

1. Chá de boldo

O boldo é um ótimo digestivo e também é recomendado para curar a ressaca porque ele estimula a produção de bile, ajudando o fígado a metabolizar o excesso de gordura. Esse chá é bom para quando fizer uma refeição gordurosa e o ideal é usar folhas frescas.

Basta misturar 1 colher de sopa de folhas picadas em meio litro de água fervente, deixar 10 minutos em infusão e coar. Rende 2 copos que podem ser tomados em momentos diferentes ou pode reduzir a receita pela metade para tomar somente 1 copo algum tempo depois de comer.

2. Chá de erva-doce

Essa aromática planta, bem popular, também é grande aliada entre os remédios para má digestão. A erva-doce estimula a produção de fluidos intestinais, melhorando a digestão, aliviando o inchaço, os arrotos, os gases e o mal-estar.

Para fazer esse chá, misture 1 colher de sobremesa de erva-doce picada, pode ser fresca ou seca, em 1 xícara de água acabada de ferver. Deixe em infusão até amornar, coe e beba sem adoçar, mais ou menos meia hora depois da refeição. É melhor não adoçar para evitar que o açúcar piore os sintomas.

3. Chá de hortelã-pimenta com tomilho

A hortelã-pimenta é uma planta com diversas propriedades medicinais que contribuem com a saúde do corpo inteiro, inclusive ajudando a melhorar a digestão dos alimentos mais pesados. O tomilho, além de servir como tempero, também tem propriedades que auxiliam a uma boa digestão e alívio dos sintomas.

Para preparar, misture 1 colher de chá de tomilho e 1 de hortelã-pimenta em 1 xícara de água fervente, deixando alguns minutos em infusão até amornar. Depois é só coar e beber, sem adoçar e sem comer nada junto. Deixe agir algumas horas antes da próxima refeição.

4. Chá verde

O chá verde, em especial misturado com a hortelã, é mais uma das ótimas opções de remédios para má digestão. Enquanto a hortelã alivia os sintomas, o chá verde estimula a produção de mais suco gástrico para que os alimentos continuem a ser digeridos.

O ideal é que você compre um que venha desidratado, mas não moído em saquinhos, pois esses podem conter misturas (blends) com outras ervas, modificando seu efeito. Para fazer, misture 1 colher de chá de folhas picadas de chá verde e 1 colher de chá de folhas picadas de hortelã em 1 xícara de água bem quente, mas sem deixar ferver. Depois de 5 minutos em infusão, coe e beba sem adoçar.

5. Medicamentos

Para tomar algum medicamento para má digestão, o ideal é consultar o médico primeiro. Além do motivo já mencionado da intolerância ao glúten, outros problemas podem causar esses sintomas, como a bactéria Elicobacter pylori que se desenvolve no estômago se alimentando do muco de suas paredes e provocando feridas que causam dor ao ser liberado o suco gástrico para digerir os alimentos.

Nesse caso o médico irá recomendar uma medicação antibiótica para matar a bactéria e medicamentos coadjuvantes para tratar das feridas. Se não for o caso e o médico apenas detectar que é má digestão, além de recomendar uma alimentação mais leve e equilibrada, poderá prescrever antiácidos para aliviar a queimação e antigases para reduzir a flatulência e o inchaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário