Os entusiastas do assunto argumentam calorosamente com os céticos e cínicos. Como poderiam os antigos egípcios construir pirâmides que foram arquiteturalmente muito avançadas para sua época, se não fosse com o auxílio vindo do espaço? Até mesmo Albert Einstein disse ser possível viajar no tempo, se pudéssemos superar a velocidade da luz.
Teóricos da conspiração olham aqueles que não crêem como sendo pessoas com a mente fechada e não muito aguçada. Em contraste, os céticos acham que aqueles que acreditam são malucos para confiaram em alegações ultrajantes, sem pouco credibilidade científica.
Estereótipos versus Psicologia |
Para avaliarem a crença na vida e visitação alienígena, os psicólogos usaram o Método Sheep-Goat (Ovelha-Bode) Australiano, no qual os pesquisadores avaliam a crença em atividade paranormal. Como chamado, os ‘ovelhas’ são as pessoas que acreditam em coisas como telecinésia, percepção extrassensorial e vida após a morte. Os ‘bodes’ são aqueles que duvidam do paranormal. Swami presumiu que os ‘ovelhas’ provavelmente também acreditariam nas teorias extraterrestres.
Swami e sua equipe usaram uma versão disso para avaliarem as personalidades dos sujeitos em conexão às suas crenças sobre a vida extraterrestre.
Os participantes completaram um teste declarando se tinham sintomas de esquizofrenia, tais como visões, relações sociais limitadas, desordens do pensamento e alucinações. Isto foi seguido por perguntas demográficas básicas sobre suas idades, sexos, grau de educação e visão religiosa.
Os resultados
Swami concluiu que os entusiastas de OVNIs são mais prováveis a serem supersticiosos e acreditarem em atividade paranormal e vida após a morte, além de terem experiências bizarras de percepção. Suas notas foram altas em personalidade, como uma abertura para novas experiências, desejo de fantasias e experimentação.
Eles também registraram que adultos com um grau maior de educação tiveram notas mais baixas na escala da crença extraterrestre.
Uma somatória das afirmações com os fatores de crença em OVNIs na escala EBS foi relativamente baixa, fazendo dois pontos numa escala de cinco. Mesmo assim, muitos participantes endossaram os itens EBS, permitindo aos psicólogos detectarem estes padrões em suas personalidades.
Teste sua crença em extraterrestres
Estes são alguns itens de amostra destes testes EBS. Classifique a você mesmo, de um a sete, um significando você concorda veementemente, sete que discorda veementemente.
- O governo acoberta a existência de vida alienígena.
- OVNIs observados no céu são de fato avistamentos de espaçonaves extraterrestres.
- A vida inteligente tem visitado a Terra.
- Os militares sabem que a vida extraterrestre existe.
- As criaturas extraterrestres visitaram a Terra no passado distante, ou no início da civilização humana.
- Padrões de agroglifos são causados por padrões extraterrestres.
- A vida extraterrestre uma vez existiu em Marte.
- Monumentos antigos, por exemplo, as pirâmides do Egito, são evidências de vida alienígena, porque os povos do passado não poderiam ter construído isso com as capacidades técnicas além daquelas na mesma época.
- Cientistas sabem que a vida extraterrestre existe.
- Ceticismo sobre a vida extraterrestre é uma tendência psicológica condicionada ou perpetuada por aqueles no poder.
Ítens de 1 a 6 são os mais relacionados à crença em invasão alienígena e acobertamento. Quanto mais alta for a sua nota, mais cético você é sobre os OVNIs e a existência de vida alienígena.
Como o legendário cientista, Carl Sagan uma vez disse:
“Só porque não temos evidência de vida extraterrestre, não significa que tal vida não exista”.
Após lerem a declaração, acima muitos dos participantes tenderam a concordar com outros itens no EBS (pontuando 5,9).
Não posso deixar de pensar quantos dos participantes com formação superior deixaram de expressar seus verdadeiros pontos de vista, por saberem que poderiam ser zombados pelos colegas. Penso que este teste só poderia ter algum valor se fosse preservada a identidade dos participantes ao responderem as questões.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário