domingo, 11 de dezembro de 2016

Avistamentos de OVNIs e seus efeitos físicos

Há casos autênticos que relatam uma ampla variedade de ‘efeitos físicos’ durante avistamentos de OVNIs. Casos de automóveis parando de funcionar é uma das classes importantes. OVNIs têm repetidamente sido associados com falhas de ignição e das luzes de veículos que chegam próximos deles. Estima-se que possam existir de quatro a cinco dúzias de tais casos, em várias partes do mundo.

A interferência em recepções de rádio e TV têm sido relatadas muitas vezes em conexão aos avistamentos de OVNIs. Há exemplos onde os OVNIs foram reportados pousando e, após sua decolagem, buracos no solo ou depressões na grama, ou padrões na vegetação são deixados para trás. Em muitos casos, a evidente confiabilidade das testemunhas é alta, a probabilidade de ter sido uma farsa é pequena. Um número limitado de exemplos onde resíduos são deixados para trás já foram registrados, mas estes não foram comprovados por análises de laboratório, infelizmente.

Um efeito físico que não ocorre tipicamente são os estrondos sônicos. Embora há registros de alguns poucos casos onde OVNIs foram acompanhados por sons explosivos que poderiam ser associados aos estrondos sônicos, há muitos mais exemplos nos quais a velocidade reportada parecia ser supersônica, mas nenhum estrondo foi ouvido. Uma pequena fração destes podem ser racionalizados quando as testemunhas estavam atrás do ‘cone sônico’ de um OVNI.


Se os OVNIs são objetos sólidos, capazes de deixar depressões no solo quando pousam, e se eles podem sair de cena em poucos segundos (como tem sido repetidamente reportado por testemunhas críveis), eles deveriam produzir um estrondo sônico. Isto ainda é inexplicável. Uma pessoa pode especular que talvez há formas de se eliminar o estrondo sônico que ainda não descobrimos.

Se incluirmos entre os ‘efeitos físicos’ aqueles que beiram a questão fisiológica, então parecem existir muitos tipos ímpares. Repetidamente, enformigamento e amortecimento têm sido descrito por testemunhas que ficaram próximas dos OVNIs; em muitos casos a testemunha reportou paralisia. Estes efeitos poderiam, é claro, ser puramente psicológicos, causados pelo temor; mas em alguns casos a testemunha parece ter notado os efeitos como primeira indicação de que algo fora do normal iria acontecer. Um número de casos de vermelhidão ou aquecimento da pele, e alguns casos de queimadura, também foram registrados. Estes efeitos fisiológicos são suficientemente diversos para que se tenha cautela a fim de não serem generalizados. De forma curiosa, um formigamento peculiar e paralisia parecem ser reportados de forma mais ampla do que outros efeitos fisiológicos.

Uma pessoa que está pouco ciente das ramificações das evidências de OVNIs pode pensar ser absurdo afirmar que as pessoas ficam paralisadas quando em proximidade dos OVNIs. Os céticos podem achar inconcebível que tais casos passariam despercebidos pela imprensa ou pela literatura médica. Longe disso, com base em investigações, foram encontrados casos onde severo dano físico ocorreu, ou onde evidente perigo de dano estava envolvido. Todavia, a testemunha e sua família enfrentaram uma ridicularização tão grande de outros que decidiram quer era melhor esquecer tudo…

Adaptado da fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário