sábado, 10 de dezembro de 2016

OVNIs e escatologia: ETs e demônios

O dicionário em inglês Merriam-Webster define a escatologia como sendo “um ramo da teologia preocupado com os eventos finais da história do mundo ou da humanidade”, e como “uma crença a respeito da morte, o final do mundo, ou o destino final da humanidade; especificamente: quaisquer das variações da doutrina cristã a respeito da Segunda Vinda, a ressurreição dos mortos, ou o Julgamento Final.” Em 1991, um sacerdote da cidade de Lincoln, estado do Nebraska (EUA), de nome Ray Boech, se reuniu com um par de físicos do Departamento de Defesa (DoD) daquele país. Eles estavam trabalhando num programa ultra secreto para contato – e até mesmo negociar – com alegadas coisas demoníacas que eles deram o nome de "Entidades Não-Humanas", sigla NHE em inglês, e as quais se apresentavam como ETs.


Boech é uma pessoa muito estranha, fixada em escatologia e Eventos Finais. Os informantes de Boech não só tinham seus próprios pontos de vista sobre o que essas entidades eram/são – ou seja, demônios mascarados de alienígenas – mas também no que eles pensavam que poderia estar se aproximando de forma geral. Muito disso era de natureza escatológica. Boech diz de uma de suas fontes do DoD:

“Eles não pensavam que isto era simplesmente uma burla espiritual, mas que possivelmente era algo que levaria à decepção final. Em suas visões, eles viam as coisas muito similares a [Tim] LaHaye e [Jerry B.] Jenkins na série de livros Left Behind (Deixados para Trás): O anticristo surgirá, então seremos enganados, e o Armagedon será engatilhado. Isso parecia ser seus sentimentos pessoais sobre todo esse cenário.”

Boeche tinha sua própria posição sobre isto tudo. Numa entrevista gravada em 2007 ele disse:

“Tenho a tendência de uma visão de que muitas das profecias no Livro da Revelação foram completadas com a destruição de Jerusalém por Roma. A Cristandade Ortodoxa ensina um físico retorno de Cristo, mas isso é sempre considerado a grande esperança da Igreja: O retorno de Cristo, um retorno triunfante. Assim, a partir desse ponto de vista, a mentalidade de ‘Deixado para Trás’ – de que o Armagedon é uma coisa terrível e que você quer postergá-lo o máximo possível – para mim não é verdade, pelo menos no sentido histórico.”

Ele continua:

“A eventual volta de Cristo é a culminação desta idade e deste mundo, assim não é nada para se temer. É algo bem-vindo. Mas, isto foi visto pelo DoD assim, como um cenário de batalha final. Seu outro grande medo na coisa toda foi: se você tem estes tipos de entidades que irão se apresentar como seres extraterrestres, como isso afetará a visão religiosa das pessoas? Isso desviará as pessoas de acreditarem em Cristo? Teria isso um efeito espiritual?

E então há Dan T. Smith, cujo pai foi o economista da Harvard, Dan Throop Smith, o conselheiro número um do Departamento do Tesouro durante a administração Eisenhower. O pesquisador Gary Bekkum disse sobre Dan T. Smith:

“Suas reuniões pessoais incluíam ex- e atuais representantes da comunidade de inteligência dos Estados Unidos e seus associados políticos, como Chris Straub, um ex-membro do Comitê Seleto do Senado sobre a Inteligência.”

O pesquisador Vince Johnson, que teve a oportunidade de falar com Smith sobre suas visões a respeito dos OVNIs e sobre seus contatos com pessoas em posições privilegiadas sobre o assunto, declarou:

“De acordo com Smith, os OVNIs são primariamente um fenômeno psicológico/metafísico que está tanto nos preparando, quanto nos pressionando para desenvolvermos nossas próprias habilidades de percepção extra sensorial. Nem todos os OVNIs são uma entidade do tipo único; Smith assegura que há ‘poderes e territórios’ trabalhando – presumivelmente entidades sobrenaturais, como anjos e demônios.

“[Smith] reportou que suas fontes governamentais ‘deram a dica’ de uma emergência escatológica… Quando perguntei o porquê da CIA estar interessada em escatologia, ele respondeu que as ramificações do evento escatológico representava uma séria ameaça à segurança nacional, e assim caiu no alcance das agências de inteligência. Smith também revelou que os assuntos escatológicos que ele levantou estavam relacionados diretamente às profecias bíblicas do Livro da Revelação.”

Observações do autor desse artigo:

“Onde fico a respeito disso tudo? Bem, como apontei na obra Final Events (Eventos Finais), a história dos representantes do grupo com que Ray Boeche se encontrava resultou de suas próprias crenças. Porém, crenças não são fatos. É por isso que em Final Events – e em qualquer outra entrevista de rádio que tenho participado a respeito do livro – tenho me distanciado de apoiar o cenário de que ‘alienígenas sejam realmente demônios’. Simplesmente porque falta evidências e é baseado em crenças – e somente em crenças – para dar suporte a isso. Mas, eu acho que o fenômeno dos OVNIs é improvável de ser extraterrestre? Sim, eu acho. É um fenômeno enganador e manipulador? Sim. Mas isto não significa que as entidades em questão são asseclas infernais do demônio. Tudo que esta história nos diz é que algumas pessoas na comunidade militar, governamental e de inteligência acreditam que os OVNIs sejam um fenômeno demoníaco. De fato, posso dizer com certeza que este é o caso, pois eu me encontrei, entre 2007 e 2009, com certos personagens que trabalharam com as fontes de Boeche. A escatologia estava raramente longe de suas mentes.

“Muitas vezes escutamos que “o fim está próximo”, mas ele nunca vem. Pelo menos não ainda. Há pessoa na oficialidade se preparando para ele, ou receosos daquilo que acreditam ser um evento escatológico? Sim, há. Mas o quanto dessa preparação e medo é tem base em fatos verificáveis, e quanto revolve ao redor da crença, é outra história.

Durma bem depois dessa. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário