segunda-feira, 19 de março de 2018

OS 10 Anjos e Arcanjos da Cabala Judaica

Você já tinha ouvido falar da cabala? Se trata de um método de disciplina e pensamento que se originou no judaísmo. As definições gerais da cabala variam de acordo com a tradição das pessoas que a seguem, que é definida a partir de sua origem religiosa, como parte integrante do judaísmo. Originalmente a cabala se desenvolveu dentro do território do pensamento judaico, e cabalistas costumam usar fontes judaicas para explicar e demonstrar seus ensinamentos esotéricos.

Para os seguidores de cabala, anjos são forças que agem entre Deus e homens, enviando informações ou sentimentos. Não se tratam de seres físicos e sim espirituais. Esses seres existem para que Deus consiga alcançar o seu proposito com a criação de nosso mundo.

1 - Chayot Ha Kodesh


Os Chayot Ha Kodesh, são considerados anjos do mais alto nível no judaísmo. São conhecidos pela sua iluminação e por serem responsáveis por manter a Terra em uma posição adequada no espaço. Os Chayot ha Kodesh emanam uma luz tão poderosa que muitas vezes parecem ser feitos de fogo. A luz representa o fogo da sua paixão por Deus e a forma como eles refletem a glória de Deus.

2 - Ophanim


Os anjos Ophanum são bem conhecidos por sua sabedoria. Eles nunca dormem, pois estão constantemente tomando conta do trono de Deus no céu. Eles ajudam as pessoas a se aproximarem de Deus, os ajudando a abrir suas mentes para descobrir o propósito de suas vidas.

3 - Erelim



Eles correspondem aos tronos das religiões cristãs. O nome significa "O Bravo" e sua atividade principal é colecionar almas dos que morreram. São também os responsáveis e protetores da natureza. São bastante conhecidos por sua coragem e compreensão. O famoso arcanjo Tzaphkiel lidera os Erelim na Cabala.

4 - Hashmallim



Os hashmallim são bastante conhecidos por seu amor, gentileza e graça. O arcanjo Zadkiel lidera esse posto angelical, de acordo com a Cabala. Zadkiel é visto como o "anjo do Senhor", que mostra bondade e misericórdia em Gênesis, quando o profeta Abraão se prepara para sacrificar seu filho Isaac.

5 - Seraphim



Os anjos serafins são conhecidos pelo seu árduo trabalho pela justiça. A Cabala diz que o arcanjo Chamuel lidera os serafins. A Torá relata uma visão de que o profeta Isaías tinha de anjos serafins perto de Deus no céu. "Acima dele estavam serafins, cada um com seis asas: Com duas asas cobriram seus rostos, com duas cobriam seus pés e com duas estavam voando. E eles se chamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; Toda a terra está cheia da sua glória".

6 - Malakim


Os anjos Malakhim são conhecidos por sua beleza e piedade. Na Cabala, o arcanjo Raphael lidera essa classe de anjos. Eles são os mensageiros de Deus e o tipo de ser angélico que mais aparece nos textos sagrados. Estaria quase em um nível de um Arcanjo.

7 - Elohim



Os anjos elohim são conhecidos por seu compromisso com a vitória do bem sobre o mal. O arcanjo Haniel lidera os elohim, de acordo com a Cabala. A palavra elohim ainda é usada para designar Deus, e no caso dos anjos, um grupo muito próximo de Deus, que algumas vezes são usados como consultores em questões mortais.

8 - Bene Elohim


Os Bene Elohim dedicam seu trabalho para dar glória a Deus. Segundo a Cabala o arcanjo Miguel lidera esses anjos. Miguel é mencionado nos principais textos religiosos mais do que qualquer outro anjo chamado, e ele é muitas vezes mostrado como um guerreiro que luta para trazer glória a Deus.

9 - Querubim


Os anjos querubins são conhecidos pelo trabalho de ajudar as pessoas a lidar com o pecado que os separa de Deus. Segundo a Cabala, o arcanjo Gabriel lidera os querubins. São aqueles que são mais próximos ou intercedem diante Deus. Eles protegem o caminho para a Árvore da Vida e carecem de sentimentos humanos.

10 - Ishim



Os anjos Ishim são os mais próximos dos seres humanos. São protetores de homens e nações, sendo intermediários entre Deus e a Humanidade. Segunda a Cabala, seu líder é o arcanjo Sandalphon.

A Cabala, contradizendo outros pensamentos de origem religiosa, considera que esses seres angélicos, na realidade, são átomos ou canais através dos quais Deus trabalha na criação, não devendo ser invocados ou adorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário