quinta-feira, 6 de março de 2014

A História das Marcas: 7 UP

7 UP

Antes de ser um simples refrigerante de sabor cítrico o 7UP é uma atitude. Através de anos e anos de um forte e competente marketing a marca se transformou em uma das preferidas do público jovem, fazendo com que seus produtos façam parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
-
A história
A história do refrigerante 7UP começou em 1920 quando Charles Leiper Grigg utilizou seus 30 anos de experiência em vendas e marketing para criar a empresa The Howdy Company na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri. Para criar o famoso refrigerante, combinou 7 sabores naturais em tais proporções que quando engarrafados resultariam em um sabor único. Para chegar à fórmula final, ele demorou dois anos combinando mais de 11 diferentes fórmulas. O produto foi introduzido no mercado americano somente em outubro de 1929, vendido em garrafas de 7 Onças como uma bebida refrescante a base de limão e com o slogan “Flavor Wallop”, competindo na época com mais de 600 marcas de refrigerantes.
-
-
O nome original do refrigerante era “Bid-Label Lithiated Lemon-Lime Soda”, passando a chamar-se 7UP somente em 1933. Na época diziam que o refrigerante era bom para curar a ressaca e, que por possuir Citrato de Lítio (retirado de sua composição somente em 1950), era muito usado para combater a depressão. Na campanha publicitária seguinte, o logotipo da marca aparecia com asas e o refrigerante era descrito como “A Glorified Drink in Bottles Only. Seven Natural Flavors Blended Into a Savory, Flavory Drink With a Real Wallop”. Em 1936, já com grande sucesso de vendas, o nome da empresa foi mudado para The Seven-Up Company. No final da década de 40, 7UP se tornou o terceiro refrigerante mais vendido do mundo.
--
A década de 60 foi marcada pela ousadia e agressividade da 7UP contra seus principais concorrentes, Coca-Cola e Pepsi, que culminou em 1967 com o lançamento da famosa e genial campanha publicitária chamada “THE UNCOLA”, onde com um conceito revolucionário a marca combatia diretamente os refrigerantes feitos de cola. Em 1970 a empresa deu início a diversificação de produtos com o lançamento do 7UP Sugar-Free (versão do refrigerante original sem açúcar), que passou a se chamar 7UP DIET em 1979. Foi nesta época que a empresa foi adquirida pela poderosa Phillip Morris.
-
-Na década de 80, mais uma vez a marca direcionou seus ataques para as marcas rivais que continham doses de cafeína em seus refrigerantes. O resultado dessa nova e agressiva ação foi o lançamento da campanha “No Caffeine”, introduzida em 1982, e que chamou a atenção do público em geral para o refrigerante 7UP. As vendas subiram e a indústria de refrigerantes precisou rever a substância cafeína em seus produtos. Em 1986, a empresa troca novamente de donos, sendo comprada pela Pepsico Incorporated.
-
-Já no ano seguinte os novos proprietários iniciam uma nova fase, introduzindo no mercado o 7UP Cherry (nas versões regular e diet), um refrigerante voltado para o público jovem que continha forte sabor de cereja. Foi nesse mesmo ano que surgiu seu primeiro personagem animado chamado “Spot”, baseado na bolinha vermelha do logotipo de 7UP. Spot tornou-se rapidamente conhecido ao longo do país e apareceu nas campanhas publicitárias da marca até 1995. Em meados da década de 90 o produto passou por uma grande reformulação, ganhando novo visual e adotando o slogan “It’S An Up Thing”, introduzido em 1996. Três anos mais tarde, em 1999, uma nova campanha publicitária contava com o comediante Orlando Jones e o slogan “Make 7 Up Yours”. A campanha teve continuidade em 2002 com o comediante Godfrey e se tornou uma das preferidas dos jovens americanos. Nos anos seguintes a 7UP introduziu inúmeros novos sabores em edições especiais e limitadas, que se tornaram uma tradição da marca. Em 2006, quando a marca comemorava 77 anos, a 7UP reformulou totalmente a formulação de seus refrigerantes, eliminando todo e qualquer aditivo e preservativo artificial. Além disso, a nova fórmula continha 50% menos sódio que a anterior.
- - -
-
A linha do tempo1979 Relançamento da versão sem açúcar do refrigerante com o nome de DIET 7UP. Recentemente o produto teve sua fórmula totalmente reformulada com adição do adoçante Splenda, mas devido aos apelos populares aos poucos está voltando a usar o tradicional aspartame. Em alguns países como Inglaterra, Irlanda, Noruega e Argentina o produto é conhecido como 7UP FREE.
1987 Lançamento do 7UP CHERRY nas versões regular e diet, um refrigerante com sabor acentuado de cereja. Em 2009 essa linha ganhou uma nova fórmula com antioxidantes.
1988 Lançamento do 7UP GOLD, refrigerante semelhante a Ginger Ale (espécie de água tônica). O produto não fez muito sucesso e foi retirado do mercado pouco tempo depois.
1995 Lançamento do 7UP ICE COLA, um refrigerante de cola transparente. Não fez sucesso e teve a produção suspensa.
2002 Lançamento do dnL, refrigerante de sabor indefinido com alto teor de cafeína. O nome do produto é baseado no logotipo da marca 7UP invertido. O produto foi aos poucos sendo substituído pela versão 7UP PLUS.
2004 Lançamento do 7UP PLUS no sabor Mixed Beery, um refrigerante sem cafeína e com baixos índices de carboidratos. Dois sabores, Cherry (cereja) e Island Fruit (com sucos de frutas tropicais como abacaxi, pêssego e laranja) foram adicionados a linha 7UP PLUS.
 Lançamento em alguns países do 7UP ICE, refrigerante original com sabor de menta.
2007
 Lançamento do 7UP PROMEGRANATE em edição especial e limitada para comemorações de final de ano. O sucesso da edição fez com que ela voltasse no ano seguinte, contando com a nova versão diet. O refrigerante tem sabor de romã, uma fruta típica do Oriente Médio. Atualmente a versão faz parte da linha regular da marca.
 Lançamento do 7UP XtraBite, uma edição por tempo limitado do refrigerante regular com um toque extra de lima, dando-lhe um sabor levemente amargo e menos doce.
-- -
A origem do nome
L.C. Grigg nunca explicou a origem do nome 7UP e muitas histórias e suposições surgiram ao longo dos anos. A história mais popular é a que Grigg nomeou o refrigerante após ver uma vaca marcada com o número 7 e a letra U. Outros muitos dizem, no entanto, que o nome deriva dos 7 sabores utilizados para a produção do refrigerante.
-A mascoteFIDO DIDO foi introduzido como mascote da marca 7UP em meados da década de 80. O personagem, um desenho animado de um adolescente com os cabelos arrepiados criado pelas americanas Joanna Ferrone e Sue Rose, participou ativamente das campanhas publicitárias da marca. Não demorou muito para se tornar extremamente popular, principalmente entre a garotada. Ele saiu de cena na década de 90, mas retornou no início do novo milênio e nos últimos anos tem sido presença constante no material de comunicação da 7UP, incluindo, em alguns momentos, aparições nas embalagens.
--A evolução visualO logotipo da 7UP passou por inúmeras modificações ao longo dos anos, e somente na década de 80 ganhou o famoso ponto vermelho (Red Dot) entre o número 7 e as letras UP.
--
Atualmente, a marca possui dois logotipos: um para o mercado americano e outro para o mercado internacional.
-
-
Recentemente, no início de 2011, a PepsiCo, proprietária da marca no mercado internacional, apresentou um novo logotipo, inicialmente utilizado no mercado alemão e alguns outros poucos países europeus. A remodelação atingiu também as embalagens, que ganharam um visual minimalista. Já o logotipo ficou maior e mais grosso, destacando o número e as duas letras. Dificilmente essa identidade visual será utilizada no mercado americano, onde a marca é de propriedade da Dr Pepper Snapple Group.
--

Os slogansYou Like It, It Likes You. (década 50)
The Fresh Up Family Drink. (1952)
Get real action, 7UP your thrist away. (1963-1964)
The Uncola. (1967)
Crisp refreshing 7UP. (década 60)
It's 7UP, it's Uncola. (1975)
Feelin' 7UP. (1980)
7UP, The Difference is Clear. (1982)
On the spot. (década 90)
Now that's refreshing. (década 90)
It's an up thing. (1995)
Make 7UP Yours. (1999)
Seven flavors in one drink. (2008)
Bheja fry. 7UP try. (2008)Ridiculously Bubbly. (2010)--
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 1929● Criador: Charles Leiper Grigg● Sede mundial: Plano, Texas
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group e PepsiCo
● Capital aberto: Não
● Presidente: Larry Young (Estados Unidos)
● CEO: Indra Nooyi (internacional)
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países● Presença no Brasil: Não● Segmento: Refrigerantes● Principais produtos: Refrigerantes de limão e outros sabores
● Mascote: Fido Dido
● Slogan: Ridiculously Bubbly.● Website: www.7up.com
-
A marca no mundoAtualmente a linha de refrigerantes 7UP, uma das mais consumidas do mundo e que é vendida em quase 90 países ao redor do mundo, é produzida e distribuída pela Dr Pepper Snapple Group nos Estados Unidos e no restante do mundo pela Pepsico.
-
Você sabia? O refrigerante 7UP foi introduzido no Brasil em 1995, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado dois anos depois.
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas

Um comentário: