sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Os Cavaleiros do Círculo Dourado


O KGC (Cavaleiros do círculo dourado, ou Knights of the Golden Circle) é uma sociedade secreta que floresceu nos EUA durante a guerra civil americana. Seu objetivo inicial era defender os interesses dos estados do sul. Ao final da guerra civil, em 1865, a ordem foi reformulada, passando a usar o nome de "A ordem dos filhos da liberdade", usando o mesmo nome do grupo de patriotas que estiveram envolvidos no processo de independência dos EUA. Registros da convenção dos KGC realizada em 1860 ...
afirmam que a organização  "se originou em Lexington, Kentucky, no dia 4 de julho de 1854. A ordem teria sido fundada por cinco amigos que atenderam um apelo feito pelo general George Bickley. Ele organizou o primeiro castelo, ou o ramo local, em Cincinnati em 1854. Perseguido pelos credores, Bickley deixou Cincinnati no final dos anos 1850 e viajou através do Leste e do Sul, promovendo uma expedição ao México.

Objetivos
cavdou2
Alguns pesquisadores acreditam que o objetivo do KGC era preparar o caminho para a anexação de um "círculo dourado" dos territórios do México, América Central e Caribe para a inclusão nos Estados Unidos como Estados escravos. Os KGC recrutaram a maioria de seus membros na Sudoeste dos EUA, Texas, Território do Novo México e Califórnia. Mas, uma vez que a guerra civil começou, o grupo mudou seu foco do colonialismo para apoio fervoroso do recém-criado governo da Confederação. Os cavaleiros logo tiveram milhares de seguidores, muitos dos quais formaram exércitos de guerrilha e começaram a atacar as fortalezas da União no Ocidente. Nos estados do Norte, a misteriosa ordem tinha um impacto maior ainda. Muitos jornais e figuras públicas envolvidas em caça às bruxas, onde acusaram supostos simpatizantes do Sul, incluindo o presidente Franklin Pierce, de serem membros dos Cavaleiros do Círculo Dourado.
Ao contrário da maioria das sociedades secretas, o Círculo de Ouro não só preocupou-se com reuniões clandestinas e planos misteriosos. Em vez disso, o grupo formou exércitos, a fim de transmitir a sua agenda pela força. Em 1860, um grupo de cavaleiros fez uma tentativa fracassada de invadir o México. Durante a guerra, eles roubaram diligências e tentaram um bloqueio do porto de São Francisco. Outro grupo dos Cavaleiros do Círculo Dourado ainda conseguiu rapidamente tomar o controle do sul do Novo México.

Teorias da Conspiração
cavdou5
Alguns historiadores e teóricos da conspiração afirmam que ao final da guerra civil os KGC se tornaram de fato uma sociedade secreta. Antes as ações e atuação do grupo eram explícitas e de conhecimento geral, mas após o final da guerra eles acabaram se recolhendo e agindo nos bastidores. Uma dessas teorias afirma que os Cavaleiros do Círculo Dourado agiram por muitos anos tentando dar vida a uma nova revolta separatista.
cavdou1
Segundo o programa "America Unearthed: episódio "Secret Assassins de Lincoln", do History Channel, o famoso bandido James-Younger Gang, teria contribuído com grande quantidade de dinheiro oriunda de seus saques, para que houvesse a Segunda Guerra Civil Americana, porém nenhuma evidência indiscutível foi apresentada. Nesse episódio o programa fala também das suspeitas de que o atentado que tirou a vida de Lincoln teria sido planejado pela ordem dos Cavaleiros do Círculo Dourado. O Los Angeles Times apresentou uma história na qual fala-se que membros KGC enterraram moedas de ouro que seriam usadas para financiar essa segunda guerra civil, em diversos estados Norte Americanos. Não se sabe se a ordem deixou de existir ao longo dos anos, ou se ela continua agindo nos bastidores.

Referências na cultura popular
cavdou3
Os Cavaleiros do Círculo Dourado aparecem em vários programas, filmes e até quadrinhos nos EUA ao longo dos últimos anos. A KGC são os vilões do quadrinho Batman: Detective No. 27 (2003) por Michael Uslan e Peter Snejbjerg. A KGC são retratados como conspiradores do assassinato de Lincoln no filme National Treasure 2: Livro dos Segredos (2007). Na novela Rainha das Minas do Norte (2011), um grupo da KGC intercepta um carregamento de ouro de Nevada County, Califórnia, a caminho de San Francisco. No romance The Letter Lincoln (2012), de William Martin, a KGC é um grupo de conspiradores em Washington, DC , durante a Guerra Civil. A KGC são uma parte fundamental da novela The Fifth Killer de Brad Meltzer.
Fonte: http://noitesinistra.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário