sábado, 12 de agosto de 2017

O Valknut

vakur1O Valknut é um símbolo nórdico da morte que teria a capacidade de acelerar a passagem dos mortos para a vida eterna. Trata-se de um dos símbolos mais importantes da mitologia nórdica. Encontrado por arqueólogos em ruínas que remontam à época dos vikings - séculos VIII a XI - é conhecido também como “nó dos enforcados” ou “nó dos escolhidos”. Formado por três triângulos entrelaçados, a palavra valknut em norueguês significa “nó dos que caíram em batalha”, de modo que está relacionado com o culto aos mortos e, logo, a Odin, aquele que transporta as almas para o submundo e às oferece às Valquírias, ou Valkyries em inglês, que são espíritos femininos que ajudam Odin. Assim, Odin, que é o deus dos mortos e o deus chefe para os nórdicos, muitas vezes aparece junto com esse símbolo, que em decorrência do entrelaçamento dos triângulos pode ser interpretado como uma espécie de vínculo entre o poder da vida sobre a morte ou uma referência da transição da vida para a morte. Importa referir que dentre as simbologias do triângulo, uma delas compreende às tríades início, meio e fim ou corpo, alma e espírito. Pelo fato de compor uma tríade, o valknut é por vezes confundido com o triskle. Este é um símbolo celta que carrega o sentido de animismo, ou seja, a crença da presença de alma em tudo o que exista.

Nó dos Mortos
Valknut (em nórdico antigo, Valr "guerreiros mortos" e Knut "nó") é um símbolo religioso pertencente ao paganismo Nórdico e Germânico que consiste em três triângulos entrelaçados, também chamado de "Nó dos mortos" ou "Coração de Hrungnir" por aparecer em um mito ligado ao deus Þórr, com a morte do gigante Hrungnir. O Valknut tem como significado a morte e seus mistérios, sendo um símbolo de poder e magia, associado ao deus Odin, que desempenha um poder importante no ritual da morte, como mostrado na pedra de Hammars em Gotland.
Segundo alguns pesquisadores voltados aos estudos acadêmicos escandinavos, esse simbolo religioso também pode significar a conexão entre as deidades nórdicas, o cosmos e o destino humano, semelhante ao Herfjoturr, um tipo de magia onde o guerreiro por influência de Odin, não poderia se mexer durante a batalha, conhecido como paralisia de guerra. Hoje em dia o seu uso, é muito presente na religião Ásatrú, em que suas crenças se baseiam no paganismo nórdico.
Fonte: 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br
https://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário