sábado, 12 de agosto de 2017

Mjöllnir, o Martelo de Thor


Hoje em dia todos que escutam alguma coisa da cultura Odinista ou viking tem um Mjöllnir, algo q representa uma crença de certa forma uma modinha pra alguns que usam sem saber seu valor ou cultuar o grande deus Þhórr o Mjöllnir é o símbolo de Thor, os antigos escandinavos usavam como proteção, Thor é o protetor de Midgardr então sendo assim o deus mais famoso entre os antigos e até acreditasse mais venerado, o amuleto do martelo surgiu devido ao fato do Mjöllnir ser um martelo de guerra de cabo curto algo bem incomum que foi causado por Loki que quebrou seu cabo quando estava sendo criado pelos Dvergar,
Thor com sua incrível força era o único que conseguia usar o martelo e quando não o estava usando em determinadas vezes pendurava o martelo em seu pescoço, assim surgiu o fato dos antigos pendurarem o amuleto em seu pescoço para imitar o ato do Deus e pedir por sua proteção.

Arma terrivel
Talhado de forma bem característica, o instrumento é representado como uma das armas mais temíveis, capaz de aplainar montanhas. Embora geralmente reconhecido e ilustrado como um martelo, Mjölnir é algumas vezes mencionado como um machado ou um porrete.[4] No século XIII, no Edda em Prosa, Snorri Sturluson relata que os Svartálfar Sindri e Brokk produziram o mjölnir por ordem de Loki. Ele teria sido criado pelos filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki.
O Edda em Prosa dá um sumário das qualidades especiais do mjölnir quando Thor o usa:
... seria possível atacar tão firmemente como ele desejasse, qualquer que fosse sua finalidade, e o martelo nunca falharia, e se ele o arremessasse contra algo, ele nunca falharia o alvo e nunca voaria para além do alcance de sua mão, e quando ele quisesse, se tornaria tão pequeno que poderia ser carregado dentro de sua túnica.
Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo de ele ser chamado de deus do trovão). O mjölnir é tão pesado que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto (megingjard), é capaz de empunhá-lo. O martelo também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte. Por isso, era de costume entre os atiradores de martelos levar um pingente na forma de mjölnir para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los.

Fonte:
http://nibelungsalliance.blogspot.com
https://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário