sábado, 18 de março de 2017

A incrível história de Asimo, o robozinho da Honda

Acredito que muitos já imaginaram um futuro visto em filmes, onde humanos e robos/androides convivem entre si, esses humanoides podem vir no futuro a se tornarem reais e nos ajudar com diversas tarefas do dia-dia, liberando os seres humanos para um desenvolvimento maior. Um dos mais famosos e avançados projetos nessa linha é o Robo Humanoide Asimo desenvolvido pela mundialmente conhecida empresa japonesa Honda, que é especializada em veículos, mas tem como lema de The Power of Dreams (O Poder dos sonhos).


Modelo E0 – 1986

A trajetória do Asimo nos remete a 1986, nesse ano a Honda iniciou as pesquisas sobre os fundamentos básicos da caminhada de um bípede, diversos experimentos foram realizados até que o protótipo pudesse caminhar, perna após perna, mas para se ter uma ideia, levava quase 5 segundos para cada passo e só podia seguir em linha reta. O par de pernas recebeu o carinhoso nome de E0, nessa época ainda não havia sido batizado de Asimo, isso só iria ocorrer em 2000.
Modelos E1 – E2 – E3 – 1987 a 1991

O target dos 4 anos seguintes ao desenvolvimento do E0 era acelerar a caminhada dos protótipos, a Honda continuou a fundo nas pesquisas dos bípedes a disposição, de humanos a animais, nesse período de 87 a 91 foram desenvolvidos mais 3 notáveis protótipos, atingindo a velocidade de caminhada de 1,2 km/h um incrível avanço para a época.
Modelos E4 – E5 – E6 – 1991 – 1993

O processo de aceleração da caminhada seguia forte nos planos da Honda, além disso dois novos desafios foram traçados, o primeiro era o controle de postura do humanoide, principalmente no campo da estabilidade da caminhada e a superação de pequenos obstáculos, o segundo a automação de alguns movimentos. o Protótipo E5 foi o primeiro a ter a locomoção autonoma, o E4 já atingia a marca de 4,7 km/h de caminhada, muito similar a velocidade humana e o E6 tinha controle autônomo de equilíbrio e já subia e descia pequenas escadas e declives.
Modelos P1 – P2 – P3 – 1993 – 1997

Aqui começa a grande evolução do robo da Honda, a hora de dar funções e semelhanças mais humanas, era o momento do Humanoide passar a ter a parte superior do corpo integrado com a complexa ações das pernas. O desafio dessa etapa era ter um protótipo com a altura próxima a humana.
O P1 ganhou tronco, braços e até algo parecido com uma cabeça, mas o P2 mostrou a grande mudança, esse protótipo passou a ter cobertura em sua carenagem, e encantou o público por seus movimentos realistas. No último projeto dessa época o P3 atingiu os objetivos, definitivamente era um humanoide na qual o mundo poderia se afeiçoar , ele parecia futurista, algo fantástico como um astronauta.

ASIMO – 2000 – 2011

O nosso robo humanoide, não era mais um simples projeto, ele já era real e em 2000 ganhou seu nome, então no dia 20 de Novembro desse ano havia nascido Asimo. Asimo era fruto de dedicação e persistência que já durava mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. O nome Asimo é um anagrama para Advanced Step is Innovative Mobility (tradução livre: Caminha Avançada de Inovação e Mobilidade) em português é estranho, mas era o inicio de uma nova era.
O Robozinho está agora com 1 metro e 20 centímetros, além de facilitar seu desenvolvimento essa altura lhe permite ganhar suas primeiras funções básicas, como alcançar um teclado sobre a mesa, acender a luz por interruptores, abrir portas, alcançar balcões de cozinha e o objetivo principal, subir escadas, além disso com esse tamanho ele passa a ser ainda mais carismático, era um pequeno astronauta, como todas as crianças sonham em ser.

Por volta de 2002 a Honda inseriu as primeiras linhas de programação de Inteligência Artificial do ASIMO, agora o humanoide é capaz de interpretar posturas e gestos de humanos, já se move de forma independente em resposta as nossas interações. Ele já segue, cumprimenta e até mesmo reconhece rostos. Nessa época Asimo passa a ter acesso a internet.

Um novo update ocorreu em 2005 e Asimo agora passou a ter funções de carregar objetos, como bandejas com canecas, tem algumas alterações em sua postura e suavização de seus movimentos, o robozinho agora cresceu, ASIMO tem 1 metro e 30 centímetros e já consegue até correr a 6km/h, até em círculos.
Em 2007 outro grande salto na história do humanoide Asimo, ele passou a ter amigos, a Honda havia terminado de desenvolver as funções de tecnologia de inteligência e integração entre 2 ou mais Asimos, assim eles poderiam colaborar e dividir tarefas entre si, além disso outros updates interessantes foram adicionados ao Asimo, como cumprimentar pessoas automaticamente, saber a hora de se carregar e realizar essa ação independente, movimento autônomo e contínuo com a ajuda de sensores ultrassônicos que o ajudam a identificar rotas e desviar de obstáculos, câmera óptica e rádio de alta frequência para comunicação (IC COMM CARD) e a possibilidade de usar objetos para realizar suas tarefas.

ASIMO – 2011 para o Futuro

Em 2011 começa o projeto tudo novo para o Asimo, que agora é um humanoide totalmente autônomo, capaz de tomar decisões e possuir um comportamento adequado dentro de cada situação e em relação com as pessoas que estão ao seu redor. Asimo agora possui capacidade de equilíbrio e postura de alto desempenho, algo como reflexo, interação com humanos e outros Asimos por decisão do próprio e da forma com que se relaciona, graças a sensores de mudança e capacidade para gerar comportamento autônomo que permite que o robô façaprevisões a partir de informações coletadas e autonomamente determinar o próximo comportamento. O Asimo sendo preparado para interagir com humanos.

Suas novidades nesses últimos anos são: 

⏩Caminhar sobre superfícies irregulares
⏩Saltar e saltar com apenas uma das pernas
⏩Correr a ae 9km/h
⏩Reconhecimento visual das ações e cálculos avançados (como por exemplo servir uma bebida em um copo)
⏩Reconhecimento Individual, diferenciando as pessoas, sabendo a quem deve se dirigir em uma conversa, saber a hora de interromper um assunto para passar um recado
⏩Movimento Individual dos dedos, útil para diversas ações.
⏩Olhos para um rosto mais humanizado. 

E a Honda não para por ai, o Asimo está em frequente desenvolvimento para ser o futuro para da robótica e automação, ficamos no aguardo ansiosamente do futuro. Agora vocês conhecem o Asimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário