domingo, 16 de julho de 2017

O mistério das crianças Verdes


Os Filhos de Woolpit é um conto antigo que remonta ao século 12, que conta a história de duas crianças que apareceram à beira de um campo na aldeia de Woolpit na Inglaterra. A menina e o menino tinham a pele verde e falavam uma língua desconhecida. As crianças ficaram doentes e o menino morreu, mas a menina se recuperou e ao longo dos anos veio para aprender Inglês. Mais tarde, ela repassou a história de suas origens, dizendo que eles vieram de um lugar chamado Terra de St Martin, que existiu em uma atmosfera de crepúsculo permanente, e onde as pessoas viviam no subsolo. Enquanto alguns veem a história como um conto popular que descreve um encontro imaginário com habitantes de outro mundo debaixo dos nossos pés ou até mesmo extraterrestres, outros aceitam como um conto real, mas que merece uma investigação mais aprofundada.

A História 

Segundo o relato das crianças verdes, um menino e sua irmã foram encontrados por ceifeiros trabalhando em seus campos na época da colheita perto de algumas valas que tinham sido escavadas como armadilhas para lobos. Sua pele estava tingida com uma tonalidade verde, suas roupas eram feitas de materiais estranhos, e sua fala era ininteligível para os ceifeiros. Elas foram levadas para a aldeia, onde foram eventualmente aceitas na casa do proprietário de terras local, Sir Richard de Caine em Wilkes.
As crianças não comiam qualquer alimento que lhes eram apresentados, mas pareciam famintas. Eventualmente, os aldeões trouxeram uma rodada de grãos colhidos recentemente por seus filhos e as crianças então se interessaram por feijão e sobreviveram apenas com isso durante muitos meses até que adquirirem um gosto por pão.
O menino ficou doente e logo sucumbiu à doença e morreu, enquanto a menina permaneceu em bom estado de saúde e acabou perdendo sua pele esverdeada. Ela aprendeu a falar Inglês e mais tarde foi casada com um homem em Lynn do rei, no condado vizinho de Norfolk. De acordo com alguns relatos, ela tomou o nome de "Agnes Barre 'e o homem com quem se casou foi um embaixador de Henry II, embora esses detalhes não foram verificados. Depois que ela aprendeu a falar Inglês, ela repassou a história de suas origens.
Representação do artista da Children Verde de Woolpit

Representação do artista da Children Verde de Woolpit
A menina relatou que ela e seu irmão veio do "Land of Saint Martin", onde não havia sol, mas um perpétuo crepúsculo, e todos os habitantes eram verdes como eles. Ela descreveu uma outra terra "luminosa", que poderia ser visto através de um rio.
Ela e seu irmão estavam cuidando de rebanho de seu pai, quando chegaram a uma caverna. Eles entraram na caverna e peregrinaram na escuridão por um longo tempo até que saíssem do outro lado, entrando em luz solar brilhante, e ficaram maravilhados. Foi então que eles foram encontrados pelos ceifeiros.

Explicações

Ao longo dos séculos, muitas teorias foram propostas para explicar esse conto estranho. Em relação a sua coloração verde, uma proposta é que as crianças sofriam de anemia hipocrômica, originalmente conhecida como Clorose (que vem da palavra grega 'Chloris ", que significa amarelo-esverdeado). A condição é causada por uma dieta muito pobre que afeta a cor dos glóbulos vermelhos e resulta numa sombra visivelmente verde da pele. Em apoio a esta teoria , é o fato da menina ter voltado a uma cor normal após a adoção de uma dieta saudável.

Com relação à descrição da terra estranha, Paul Harris sugeriu em Fortean Estudos 4 (1998) que as crianças eram órfãs flamengos, possivelmente a partir de um lugar nas proximidades conhecido como Fornham St. Martin, que foi separada da Woolpit pelo rio Lark. Um monte de imigrantes flamengos haviam chegado durante o século 12, mas foram perseguidos sob o reinado do Rei Henrique II. Em 1173, muitos foram mortos perto de Bury St Edmunds. Se eles tinham fugido para a floresta de Thetford, pode ter parecido um crepúsculo permanente para as crianças assustadas. Eles também podem ter entrado uma das muitas passagens de minas subterrânea na área, que finalmente levaram a Woolpit. Vestida com roupas flamengos estranhas e falando outra língua, as crianças teriam apresentado um espetáculo muito estranho para os moradores Woolpit.

Outros comentadores têm sugerido uma origem mais 'outro mundo' para as crianças. Robert Burton sugeriu em seu livro 1621 "The Anatomy of Melancholy" que as crianças verdes "cairam do céu", levando outros a especular que as crianças podem ter sido xtraterrestres. Em um artigo de 1996 publicado na revista Analog, o astrônomo Duncan Lunan citou a hipótese de que as crianças foram acidentalmente transportaas para Woolpit de seu planeta natal, apresentando as condições de vida somente em uma zona de penumbra estreita entre uma superfície ferozmente quente e um lado escuro congelado.

A história das crianças verdes tem sofrido alterações por por mais de oito séculos desde os primeiros contos contados. Embora os fatos reais por trás da história nunca poderam ser conhecidos , ela continua a inspirar numerosos poemas, romances, óperas e continua a capturar a imaginação de muitas mentes curiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário