quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A História das Marcas: Blogger


Expor sua opinião sobre qualquer assunto, compartilhar fotografias e histórias incríveis, contar como as peripécias de uma viagem divertida, inclusive mostrando fotos e vídeos, ou simplesmente escrever sobre um assunto de seu interesse, para que milhões de pessoas, em qualquer parte do mundo possam ler. Com o BLOGGER, de uma forma prática e rápida, tudo isso e muito mais é possível. 

A história 
O BLOGGER foi lançado oficialmente em 23 de agosto de 1999, durante o enorme crescimento das dot.com, pela empresa Pyra Labs de San Francisco, formada na época por três jovens (Evan Williams - conhecido por avisar os usuários sobre as novidades da ferramenta, Meg Hourihan e Paul Bausch), como uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs (os conhecidos diários eletrônicos). O BLOGGER foi uma das primeiras aplicações para criação e alojamento de blogs e ajudou a popularizar esse formato de mídia. Qualquer pessoa, independentemente dos seus conhecimentos informáticos podia em segundos criar um blog pessoal e se comunicar e expor pensamentos com amigos ou com todo o mundo. A nova ferramenta tinha como objetivo ajudar as pessoas a exprimirem-se na internet, mostrando a sua própria visão do mundo.


O grande diferencial do BLOGGER era que o usuário não tinha que escrever nenhum código ou preocupar-se com instalação de programas em servidores ou scripts para publicar. Ou seja: ao invés de colocar os posts à mão em HTML e frequentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do BLOGGER. Isto era possível com qualquer navegador e o texto imediatamente aparecia publicado no blog. A palavra BLOGGER foi criada pela própria empresa. Primeiramente, os blogs viraram mania entre adolescentes, como diários eletrônicos. Depois exerceram a função de filtro de notícias, evoluíram em formas e funções e hoje são empregados como importante interface para publicações na internet, jornalismo e educação.


No Brasil, as Organizações Globo, na inauguração de seu portal de internet, Globo.com, fez uma parceria com a Pyra Labs em 2002, possibilitando a inauguração da primeira e até hoje única filial do BLOGGER no mundo, lançada oficialmente no dia 19 de julho. A enorme popularidade dos diários eletrônicos, e principalmente, a utilização em massa do BLOGGER, chamou a atenção de outras empresas de tecnologia. Em fevereiro de 2003, o poderoso Google comprou a empresa e com isso, o BLOGGER. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para ser acessadas, tornaram-se grátis com a ajuda do Google. Além disso, vários serviços do Google foram acrescentados ao BLOGGER.


Em 9 de maio de 2004, o BLOGGER foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de web design Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários e postagens por e-mail. Pouco depois, o Google comprou o Picasa (um produtor de programas de imagem) e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao BLOGGER, permitindo assim aos usuários postarem fotografias em seus blogs. Nos anos seguintes novas funções foram adicionadas (como a postagem via celular) ao BLOGGER, que no dia 14 de agosto de 2006, lançou uma nova versão totalmente remodelada.


Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do BLOGGER, foram adicionados novos recursos ao sistema, como por exemplo, o Jump Break, que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML. Pouco depois, em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, facilitando assim a postagem para os criadores e leitores. Em 2013 o BLOGGER apresentou um novo editor HTML, cuja aparência foi completamente reformulada, abandonando aquele visual de editor de textos e ganhando uma característica mais profissional.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única grande alteração em sua história. O nome da marca passou a ser escrito em letras minúsculas, ganhou uma nova tipografia de letra e adotou a cor azul ou cinza para o nome da marca. Já o tradicional B estilizado dentro de um quadrado laranja ganhou formas arredondadas.


Os slogans 
Create your free Blog. 
Push button publishing for the people. 



Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 23 de agosto de 1999 
● Criador: Evan Williams, Meg Hourihan e Paul Bausch 
● Sede mundial: Mountain View, Califórnia 
● Proprietário da marca: Google Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Larry Page 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Usuários: 16 milhões 
● Presença global: 200 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 250 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Blogs 
● Concorrentes diretos: WordPress, Wix, Joomla, GoDaddy e Tumblr 
● Ícones: O B estilizado dentro de um quadrado laranja 
● Slogan: Create your free Blog. 
● Website: www.blogger.com 

A marca no mundo 
Atualmente o BLOGGER é utilizado por milhões de pessoas diariamente, estando entre os cem sites mais acessados da internet. Através do domínio blogspot.com, o BLOGGER hospeda mais de 16 milhões de diários eletrônicos no mundo inteiro. Está disponível em mais de 50 idiomas. O Brasil é o segundo maior país em termos de usuários cadastrados no BLOGGER. 

Você sabia? 
 Cada usuário pode ter até 100 blogs por conta. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Fonte: Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário