quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A História das Marcas: Ariel

ARIEL, uma das marcas de sabão em pó mais vendidas do mundo, oferece produtos de excelente desempenho, pois através de sua fórmula revolucionária incorpora a mais alta tecnologia para lavar roupas, o que permite remover as manchas mais difíceis, dispensando o uso de aditivos e de esforços adicionais na pré-lavagem, graças a ingredientes exclusivos que não estão presentes em nenhum outro detergente. E, graças à sua fórmula exclusiva, as roupas ficam perfumadas por muito tempo.

A história
A história teve início quando a tradicional empresa americana Procter & Gamble adquiriu em 1926 a marca ARIEL da Hewitt Soap Co. Apesar desta aquisição, durante décadas a marca não foi utilizada. Porém, nos anos 60, a divisão européia da empresa achou que era preciso convencer as consumidoras de que era possível obter roupas totalmente limpas sem a necessidade de deixá-las de molho, de usar produtos adicionais como alvejante e pré-lavagem, nem tampouco de esfregar as manchas. Para eliminar todas essas grandes dificuldades, a P&G resolveu relançar no mercado em 1968 a marca ARIEL como primeiro sabão para lavar roupas com enzimas do mundo, uma tecnologia revolucionária que possibilitava maior remoção de manchas difíceis, desenvolvido para ser utilizado em máquinas de lavar. O novo sabão foi lançado inicialmente na Inglaterra.
No início o produto adotou o slogan “Washes not only cleanly, but purely”. Com o lançamento de ARIEL, a P&G completou sua linha de sabões em pó, oferecendo às suas consumidoras produtos superiores em todos os diferentes segmentos do mercado. Ainda nesta década, ARIEL foi lançado em vários países no mundo todo, entre eles México, Alemanha, Itália e França, onde o produto foi introduzido com enorme sucesso. Inicialmente várias formulações diferentes foram utilizadas para atender as preferências e necessidades dos consumidores de cada país.

Com a enorme popularidade das máquinas de lavar na década de 70, a marca ARIEL também cresceu bastante nos mercados em que atuava. Na década de 80 foram lançadas no mercado novas versões do sabão: em pó compacto, líquido e para roupas coloridas. No ano de 1989, foi introduzido no mercado alemão o ARIEL ULTRA, primeiro detergente especialmente desenvolvido e formulado para o mercado europeu. Foi na década de 90 que a marca lançou inúmeras novidades, entre elas a versão em tabletes. Esta década também foi marca pelo lançamento do produto e suas variações em muitos países, fixando definitivamente ARIEL como uma marca global.

No Brasil a marca foi lançada em abril de 1998, inicialmente na região sul do país, e no ano seguinte nacionalmente. Para seu lançamento no Brasil, seria necessário um apelo que falasse mais diretamente aos corações das donas de casa, com forte componente emocional, que levasse ao rompimento da preferência quase “inercial” pela marca líder (OMO). Ao tema da campanha – “Roupas muito mais limpas de um jeito mais simples” e ao slogan “Pense limpo. Pense Ariel” foi acrescido o conceito “A vida é muito mais do que lavar roupa”. A idéia era valorizar a mulher no seu novo papel na sociedade moderna. Utilizando ARIEL, as donas de casa teriam muito mais que roupas impecavelmente limpas. Elas conquistariam maior qualidade de vida, ganhando mais tempo para outras atividades, uma vez que o produto diminuía em muito o trabalho das lavagens.

Nos anos seguintes a marca lançou vários produtos que revolucionaram o segmento no Brasil, como por exemplo, o ARIEL OxiAnéis, com exclusiva fórmula que libera o poder do oxigênio, penetrando nas fibras da roupa, permitindo a remoção até de manchas secas; ARIEL Oxibarras, que combina o poder do oxigênio com o poder de limpeza profunda do sabão em barra, sendo desenvolvido para consumidoras que lavam tanto à máquina quanto à mão, podendo ser usado em qualquer tipo de roupas, sejam elas brancas ou coloridas; ARIEL EcoMax, que além de remover as manchas, utiliza 30% menos água que um detergente em pó comum, isto porque sua fórmula exclusiva reduz etapas de lavagem e precisa de menos enxágüe para retirar a espuma; ARIEL 7 soluções, que oferecia a máxima remoção de manchas das roupas, até mesmo aquelas mais difíceis; e o ARIEL Excel Gel, produto que pode ser utilizado em temperaturas a baixo de 15 graus Celsius. Recentemente, na Europa, a marca lançou uma nova, poderosa e eficiente linha de removedores de manchas, disponível em várias versões, como gel, spray e pó. Além disso, em 2010, a marca lançou no mercado sua maior inovação em décadas: ARIEL with ACTILIFT, com revolucionária tecnologia, que além de remover manchas, amacia e desembaraça as fibras do tecido deixando assim menos espaço para a sujeira aderir e infiltrar na roupa.

A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, uma representação artística de uma molécula de átomo rodeada por três anéis de elétrons, que remetia a inovação tecnológica na época em que o produto foi introduzido no mercado, se tornou um símbolo ao longo dos anos. Recentemente o logotipo da marca passou por pequenas alterações, ganhando um visual mais moderno.
Os slogansLocks in just washed freshness for up to 8 hours. (Inglaterra)
Washes not only cleanly, but purely. (1967)
A evolução do jeito de lavar roupas. (Brasil)
Pense limpo. Pense Ariel. (Brasil, antigo)

Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 
1968
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: 
Robert A. McDonald
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: 
Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: 
Higiene e limpeza● Principais produtos: Sabão em pó, gel e líquido
● Principais concorrentes: Omo, Persil e Tide
● Slogan: 
Locks in just washed freshness for up to 8 hours.
● Website: www.ariel.co.uk

A marca no mundo
ARIEL é o segundo sabão em pó mais vendido do mundo, somente atrás da marca Tide, também de propriedade da P&G, sendo comercializado em mais de 90 países e com forte presença na Inglaterra, México, Turquia e Japão. É a marca de sabão para lavar roupa mais forte do continente europeu, alcançando faturamento anual superior a US$ 2 bilhões. Diariamente mais de 300 milhões de peças de roupas são lavadas com ARIEL no mundo inteiro.

Você sabia?
 A superioridade técnica da marca ARIEL tem sido comprovada em institutos técnicos independentes do Brasil, pelos principais fabricantes nacionais de máquinas de lavar e também por instituições internacionais, como por exemplo, a Cotton USA, entidade americana que atesta a qualidade dos produtos de algodão.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Fonte: Mundo das Marcas

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