sexta-feira, 11 de maio de 2018

Telegram: Como criar enquetes em grupos e canais

Ferramenta permite criar questionário e acompanhar as respostas da votação no mensageiro rival do WhatsApp.

O Telegram conta com uma ferramenta de votação que permite fazer enquetes em grupos, canais e conversas individuais de forma simples. Ausente no WhatsApp, o recurso opera por meio do bot @Vote, que possibilita a criação de uma pergunta principal e de opções de resposta diretamente pelo chat. O robô virtual contabiliza apenas votos únicos realizados por pessoas com conta no Telegram, e mostra os resultados em tempo real.

A função pode ser usada em grupos de amigos na hora de decidir o local da próxima reunião ou viagem. Além disso, o bot de enquetes permite saber a opinião de membros de um canal na plataforma.

O Telegram restringe o acesso de mensagens por bots que funcionam dentro de grupos e conversas. Por padrão, os robôs só podem ler menções e respostas direcionadas a eles, além de instruções com o comando “/”. A regra só não vale para bots que são administradores de grupos e canais, por decisão do usuário. Além disso, bots podem ler todas as publicações de canais em que são membros.

No caso do @Vote, apenas as respostas a perguntas da enquete são gravadas. Demais mensagens do chat são protegidas e não podem ser interceptadas por ele em um grupo.

A seguir, veja como usar a ferramenta para criar enquetes no Telegram.

Passo 1. Acesse o bot @Vote no Telegram (t.me/vote) e toque em “Começar” para ativar o robô. O primeiro passo é escrever a pergunta central da enquete. Envie normalmente para gravar.

Passo 2. Em seguida, escreva as alternativas que serão oferecidas na enquete. Crie uma opção por vez e envie na conversa com o bot.

Passo 3. Crie quantas alternativas quiser. Ao final, digite o comando /done e envie para finalizar.

Passo 4. Você verá a enquete montada com os dados fornecidos. Toque em “Publish poll” para compartilhar a enquete em conversas, grupos e canais. Para enviar, toque na prévia exibida na janela de chat.

Passo 5. Os participantes da enquete votam tocando nos botões listados abaixo da pergunta. A prévia da apuração é atualizada a cada novo voto computado. É possível acompanhar o andamento também na conversa com o bot. Toque em “Update results” para atualizar número de votos e o resultado parcial.

Fonte

Um comentário: