A página falsa convida o usuário a responder uma série de perguntas, como “Você já assistiu algum filme da Marvel?”; “Você é maior de idade?”; “Se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?”. Os especialistas da Psafe explicaram que não importa a resposta, pois o site sempre afirma que o internauta ganhou o par de ingressos.
Mensagem sobre “Vingadores” mostra site oficial da Marvel; ao clicar, usuário chega a página falsa (Foto: Divulgação / PSafe) |
O passo seguinte proposto pelo golpe é a exigência de compartilhar a mesma mensagem com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. “Essa estratégia permite que o golpe ganhe escala rapidamente, impactando grande número de usuários das mais diversas regiões”, diz em nota o diretor do DFNDR LAB, Emilio Simoni.
A mensagem chama a atenção por exibir o endereço marvel.com na prévia do link. O site pertence ao Grupo Disney. No entanto, ao abrir a página, o usuário chega a um site com final .club. Os criminosos exibem comentários falsos – similares aos de Facebook – para tentar dar credibilidade à página.
A empresa de segurança digital explica que os hackers costumam utilizar domínios alternativos, como .club, .pw, entre outros, devido ao baixo custo de registro e maior dificuldade de remoção. Esses domínios, normalmente, são disponíveis em provedores menores.
“Na maioria das vezes, os cibercrimonosos conseguem registrar o domínio usando cartões de crédito falsos. Até o provedor descobrir, o golpe já foi disseminado para milhares de pessoas”, informa a PSafe.
Página diz que usuário “ foi selecionado para ganhar um par de ingressos” (Foto: Divulgação / PSafe) |
O mesmo formato de golpe foi registrado em diversas ocasiões, mais recentemente envolvendo o programa governamental Bolsa Família.
A Disney disse que a promoção e o site “não são válidos”. Também destacou que toda nossa comunicação com os fãs brasileiros ocorre nos seguintes endereços: facebook.com/MarvelBR, instagram.com/Marvelbrasil e twitter.com/MarvelBR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário