domingo, 11 de fevereiro de 2018

Aves caíram do céu em Roma, sem explicação

Como publicado aqui recentemente, primeiro foi no estado de Utah, nos Estados Unidos. E agora, encontramos a noticia de que poucos dias depois o mesmo fenômeno ocorreu em Roma, na Itália.

Assim, fica aqui o registro:


Estorninhos caem do céu em Roma.
Os bandos de estorninhos que criam padrões coreografados nos céus sobre Roma perderam misteriosamente o seu equilíbrio, com centenas caindo para suas mortes, depois de colidirem um com o outro. Os pássaros começaram a cair do céu no fim de semana de 27 de janeiro, deixando uma pilha de cadáveres minúsculos em ruas e calçadas.

Em Porta Pia, um dos portões de Roma, e em outros bairros, os moradores tiveram que andar na ponta dos pés sobre os corpos de pássaros caídos, enquanto as motocicletas se arriscaram a derrapar sobre os cadáveres esmagados pela passagem de carros. “Era como um filme de Hitchcock – havia muito sangue e o cheiro tornou-se horrível”, disse Paolo Peroso, chefe da associação de residentes de Porta Pia.



Milhões de estorninhos migram para o sul durante o inverno, onde eles apreciam o calor e as luzes da rua que lhes permitem manter o olho aberto devido aos falcões predatórios. Durante o dia, se aventuraram fora da cidade, banqueteando-se com azeitonas antes de voltarem a pousar nas árvores de Roma, despejando toneladas de excremento oleoso nas ruas, forçando os habitantes locais a usarem guarda-chuvas.

Exames iniciais nos pássaros mortos excluíram veneno ou doença, disse Francesca Manzia, chefe de um hospital administrado pela Liga Italiana para a Proteção de Aves. “Achamos que eles estavam em boa saúde, mas sofrendo do trauma e ossos quebrados que você associaria com colisões, seja entre si ou com cabos”, disse ela.

Um número anormalmente grande de estorninhos em direção às mesmas árvores poderia ter levado às colisões, enquanto outra causa poderia ser ataques de predadores, que criam pânico dentro dos bandos, disse ela.

“Quando atacados, os estorninhos tocam um no outro e se um estorninho atinge um obstáculo, muitos outros seguirão trás e encontrarão o mesmo destino”.

Alguns dias antes, centenas de pássaros caíram do céu no estado de Utah, nos EUA.

Francesca Manzia disse que a verdadeira causa das mortes é um mistério, assim como a maneira exata com que os pássaros coordenavam seus voos em grupo permaneceu um enigma para cientistas. “Realmente não sabemos o que eles estão fazendo”, admitiu ela.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário