domingo, 18 de maio de 2014

O Pelicano

O PELICANO
Para alguns autores no estudo especifico da tradição e das simbologias maçônicas vamos encontrar a definição de que o pelicano na maçonaria é o "símbolo maçônico representado pelo pelicano derramando sangue pelos seus filhotes a que foi adotado pela maçonaria, na antiga arte cristã, o Pelicano era considerado emblema do salvador" por isto que ritualisticamente dentro dos graus filosóficos está acompanhado de uma cruz do grau de Cavaleiro Rosacruz.

Este simbolismo cristão do Pelicano foi adotado como um dos símbolos do Cristo, que teve seu sangue derramado pela Igreja e pela salvação de toda humanidade, assim nos alerta alguns autores e teólogos católicos .

A esta interpretação teológica antiga , varias escolas iniciáticas místicas sobretudo do período medieval  aplicaram esta explicação ,mas porém, com um outro significado e sentido, considerando o Pelicano como símbolo do sacrifício de dar, indicando que na medida em que damos , nossas posses, as nossas energias, nossos conhecimentos e saberes intelectuais, as nossas habilidades, alimentamos o ciclo natural da vida, desenvolvendo o nosso caráter e a nossa personalidade, sendo que, na medida que os anos passam neste caminho, o nosso sacrifício se reflete em boas ações que perduram além da nossa existência terrena, como que fossemos sempre lembrados por todos os sacrifícios que fizemos para o bem da humanidade.

Entre os famosos alquimistas, investigadores da verdade na idade media o Pelicano foi um utensílio que utilizaram para suas operações alquímicas, um tipo especial de alambique de vidro circular, formado de uma só peça, com o bojo encimado por um capitel tubulado, do qual partiam dois tubos opostos e encurvados, formando uma alegoria em forma de asa., e também um símbolo da regeneração.

Os antigos Rosacruzes em sua origem alemã seguidores do pensamento do mestre Germany Rosencreuzer na sua maioria eram Alquimistas razão pela qual terem adotado o pelicano como símbolo máximo  da capacidade de regeneração química da matéria.E seguindo esta mesma compreensível alegoria fica patente seu significado ao sacrifício de Cristo, cujo sangue derramado sobre a cruz no calvário tenha se tornado instrumento e meio de regeneração do espirito medida de transformação da humanidade assim como a rosa mística e a fênix mitológica que renasce das cinzas.

Porem a cultura que mais contribuiu para que o pelicano se tornasse um símbolo místico foram os cátaros, que seus sacerdotes desta seita entre os séculos XI e XII d.c.
se tornaram os principais opositores da Igreja Catolica na Europa, chamando a si mesmos de "popelicans" termo que na gíria francesa advinha da contração da palavra pope que significa papa com a pelican que significa pelicano. Em termos gerais alguns autores nos alertam que significava literalmente  " pais pelicanos" numa contrafação opositora aos sacerdotes da Igreja Catolica da época.

De certa forma, os cátaros, os templários, os Rosacruzes e os Maçons tornaram se irmãos espirituais da mesma simbologia e valores. Da mesma forma que cada um destes seguimentos filosóficos  foram cada um a seu modo condenados pela Igreja Catolica Apostolica Romana por suas ideias e praticas heréticas em varias cruzadas iniciadas a partir dos meados do século XIII. 

Texto de Ricardo Vianna Barradas a partir das obras :


Conhecendo a Arte Real - A Maçonaria e suas Influências Históricas e Filosóficas 
de João Anatalino, Editora Madras.

Maçonaria Sutilezas Arte Real de Raimundo Rodrigues, Editora A Trolha.
A Doutrina Secreta Dos RosaCruzes de Magus Incognito, Editora Pensamento.
A Chave da Alquimia de Paracelso, Editora Tres .


Dogma e Ritual de Alta Magia de Eliphas Levi.

Fonte: Museu Maçônico Pelicano

Nenhum comentário:

Postar um comentário