sábado, 18 de agosto de 2012

Igreja Templária de Cristo na Terra: E as heresias continuam...

A Igreja Templária de Cristo na Terra (ITCT) está sendo apontada como mais uma igreja que se assemelha à igreja evangélica e que pode confundir a população evangélica por pregar doutrina que mistura elementos do Cristianismo com outros princípios de outras religiões.
Segundo o apologista, Johnny Bernardo, do Instituto de Pesquisas Religiosas (  INPR ) no Brasil, a Igreja Templária, que usa elementos evangélicos, como o uso de louvores e pregações comuns aos evangélicos, é “sem dúvida, um movimento sectário”.
“Não é uma seita no sentido original do termo ( um grupo religioso surgido a partir de um grupo maior ), mas um movimento com características contrárias ao cristianismo bíblico. Diria que está um passo além das igrejas neopentecostais – grupos potencialmente passíveis de distorções bíblicas, como, por exemplo, a IURD”, escreveu Bernardo ao The Christian Post.
A igreja possui um púlpito no formato da Cruz Templária e há figuras de budas, faraós e santos católicos. Segundo Bernardo, nas reuniões, os louvores são inspirados nas igrejas neopentecostais onde multidões entram em transes espirituais.
O credo doutrinário da igreja é caracterizado pela “maldição hereditária”, “reencarnação”, “espiritualismo” e outras crenças oriundas do Cristianismo. Algumas regras como não ingerir café, carne ou açúcar ( com exceção do mascavo ) são impostas aos adeptos.
Segundo Bernardo, a presença de elementos do Protestantismo nas reuniões da ITCT é um “chamariz para crentes menos preparados biblicamente”. A falta de experiência bíblica, assim, poderia facilmente levar o crente a ser atraído por tais ensinos.
Recentemente, o líder fundador da igreja, Walter Sandro se autointilou “apóstolo”. Ele revelou à revista Carta Capital que fundou a igreja por revelações diretas do “Arcanjo Miguel”. As pregações de base sincrética de Walter falam de Jesus Cristo, e enfatizam a graça, buscando não falar dos pecados, pois, segundo ele, Cristo já venceu os pecados na cruz.
A igreja assim é vista como um movimento que pode trazer confusão espiritual àqueles que acreditam estarem seguindo o Cristianismo.
Mas não se trata somente dessa igreja quando se fala dos perigos de uma confusão espiritual. Os movimentos inspirados no Neopentecostalismo são os “mais perigosas”, diz o apologista, “porque possuem o potencial de atrair ainda mais simpatizantes”.
“Portanto, concluímos que esse tipo de crença pode causar confusão na população evangélica – em especial novos convertidos e crentes com pouca frequência nas igrejas evangélicas ( nominais )”.
Bernardo afirma que é de responsabilidade da liderança evangélica de alertar as “ovelhas” quanto ao perigo de tais distorções bíblicas.
“A igreja, de um modo geral, deve permanecer em alerta e seguir as orientações de sua liderança.”


Agora permitam-me, queridos leitores, algumas observações:
Na Bíblia Sagrada dos seguidores do Cristianismo (católicos e evangélicos), está registrado o seguinte:
"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
(Primeiro livro de Timóteo,  Capítulo 4:1)"

"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.
Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.  (Segundo livro de Pedro,  Capítulo 2:1 a 3)
"

Penso que não preciso escrever mais nada. Estas passagens bíblicas por si bastam.

Se desejarem, leiam também o que foi citado a respeito num site sectário da Igreja Universal (outra cheia de heresias) "atacando" sua nova concorrente. Seria lógico que ela assim o fizesse, já que vai ter que "dividir" o lucro de suas "ofertas" e seja lá o que mais estipulado for pra tirar dinheiro das pessoas de boa fé.


Cada vez mais eu me pergunto: será que essa turma leva mesmo Deus a sério?


Um comentário: