terça-feira, 7 de agosto de 2012

A salvação não é exclusividade do Cristianismo

“A salvação não é exclusividade do cristianismo”, afirmam Ricardo Gondim e Jumg Mo Sung.

Nos últimos meses circulou na internet um vídeo no qual o pastor da Igreja Betesda, Ricardo Gondim, fala sobre o conceito de salvação e questiona as definições do termo adotadas pela igreja evangélica atual. Produzida em 2008, a entrevista voltou a circular na internet e tem causado polêmica em sites e blogs.
No vídeo, Gondim questiona a visão de salvação defendida pelas igrejas evangélicas afirmando: “Essa expressão salvação está muito desgastada. O que estamos entendendo como salvação? Carimbar o passaporte de todo mundo de que vai pro céu? E poupar as pessoas de arder no caldeirão de enxofre por toda a eternidade? Eu acho que essa visão medieval de salvação precisa ser repensada pela igreja evangélica”. Afirmando que outras religiões também podem promover salvação, o pastor completou: “Eu não descarto que existem outras formas de promover vida no mundo, e o cristianismo deve acolher essas formas”.

O teólogo Jung Mo Sung, professor da Universidade Metodista de São Paulo, também é entrevistado no vídeo e dá sua opinião sobre o tema: “A teologia cristã, a fé cristã, diz que a salvação é uma graça de Deus e que o espírito de Deus sopra onde quer. Então, a minha fé cristã me diz que a salvação não pode ser exclusiva do cristianismo. Primeiro porque não é cristianismo que oferece salvação, é Deus que oferece salvação”. O professor completa afirmando: “Minha fé me diz que salvação vai além da minha religião”.

Renato Vargens, do blog Púlpito Cristão, foi um dos blogueiros que comentou as entrevistas veiculadas através do polêmico vídeo. Segundo ele “o vídeo relativiza um dos principais assuntos das Escrituras”. Vargens dá sua opinião sobre o tema afirmando: “Ao contrário de Gondim que considera o tema medieval, acredito que a salvação é um tema extremamente atual. Acredito também, por intermédio das Escrituras que a salvação vem por Jesus, através de Jesus e mediante Jesus e que não se é possível ser salvo, fora de Cristo, portanto, o budismo, o espiritismo, e qualquer outro ismo não possuem poder para redimir o homem de seus delitos e pecados”.

Vargens diz ainda que “salvação é o principal assunto da Bíblia”. E que “do Gênesis ao Apocalipse as Escrituras apontam para a salvador da humanidade”.

Em seu blog, Gondim comentou sobre as constantes críticas que recebe por causa de seus questionamentos e afirmações. Alegando ser constantemente bombardeado, o pastor desabafa: “Perguntas, inquietações, constrangimentos se amontoam. Quase todos os dias alguém chega para contar que ‘pastor fulano acabou com você no sermão do domingo,. Não passa uma semana sem que recadinhos desaforados entulhem os contatos do site. Já me xingaram com todos os predicados que a piedosa linguagem gospel permite”.

O pastor diz ainda que segue em busca daquilo que faz sentido para ele, e afirma: “Alio-me a pessoas que não se acovardam naquilo que pensam, sentem, refletem”.

Assista ao vídeo com as entrevistas:
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário