quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pesquisadores criam camiseta capaz de recarregar a bateria de um celular

Uma camiseta comum foi embebida em uma solução de óxido de manganês e aquecida a altíssimas temperaturas
Uma camiseta comum foi embebida em uma solução de óxido de manganês e aquecida a altíssimas temperaturas (Foto: Reprodução: BGR)

Para manter nossos dispositivos móveis sempre carregados precisamos estar sempre perto de uma tomada, certo? Mas dois engenheiros da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, criaram uma camiseta de algodão capaz de armazenar energia elétrica e recarregar a bateria de um celular.
“Nós usamos tecidos todos os dias”, afirmou ao Innovation Daily News Xiadong Li, professor de engenharia mecânica. “Um dia, o algodão de nossas camisetas poderia ter mais funções como, por exemplo, ser um dispositivo de armazenamento flexível de energia que poderia recarregar o seu celular ou iPad”.
Li e seus companheiros utilizaram uma camiseta de algodão comum, daquelas encontradas em qualquer loja de roupas, que foi embebida numa solução de fluoreto e aquecida a altíssimas temperaturas em um forno sem oxigênio. Segundo o BGR, depois de removida do forno, as fibras resultantes foram convertidas em celulose de carbono, capazes de armazenar carga elétrica.
As fibras da peça foram revestidas com uma camada nanométrica de óxido de manganês, que aumenta a capacidade de armazenamento elétrico, tornando o tecido capaz de carregar e descarregar diversas vezes com o mínimo de desperdício possível.
Além de ser uma técnica barata, o método de transformar as camisetas em pontos elétricos flexíveis é totalmente sustentável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário