sábado, 11 de fevereiro de 2017

Além do Egito: Pirâmides ao redor do mundo.

Associamos pirâmides sempre com múmias, faraós e todos os mistérios que envolvem o Egito. As pirâmides não são apenas superfícies triangulares que convergem para um ponto, são história!
Esse tipo de construção encontra-se além mar e em muitos outros lugares, mas não pense que falo apenas do México, com suas pirâmides maias e astecas.
A Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e possivelmente a pirâmide mais famosa. É única maravilha do mundo antigo que ainda existe e foi construída há cerca de 2.500 a.C.
1. Zigurates da Mespotâmia (Iraque)
Os mesopotâmicos construíram as primeiras pirâmides, no entanto, essas construções são chamadas de Zigurates.
Abaixo temos o Zigurate de Ur, datado de 2.100 a. C. Sua escavação ocorreu na década de 1920 e é um dos maiores e mais preservados Zigurates que temos. Fica localizado no Iraque.
2. Pirâmides Núbias (Sudão)
O negócio de pirâmides estava parado na região do Egito, mas 500 anos depois, na região do Sudão, novas pirâmides surgiram. Brincadeiras a parte, três diferentes grupos viveram naquelas região, dois deles – Napata e Maroé, que eram bastante influenciados pelos egípcios, enquanto, o primeiro (Kerma) tinha seu próprio costume e cultura.
Essas construções datam por volta de 2.000 a.C. , servindo de tumba para os diferentes reinos.
3. Pirâmide Nsude (Nigéria)
É uma da únicas estruturas construídas pela cultura Igbo, sobre a qual possuímos poucas informações. Como as pirâmides são feitas de barro, ao longo dos anos, precisam ser reconstruídas. Essas fotos foram tiradas na década de 1930 pelo antropólogo G. I. Jones.
4. Pirâmides da Grécia
Conhecidas também como Pirâmides de Argolis, essas pirâmides gregas foram construídas há mais de 5 mil anos e foram usadas como tumbas.  A mais conhecida é a Pirâmide Hellenikon e sua história, como toda história grega, permeia um drama. As pirâmides teriam sido um memorial aos irmãos, Proteus e Akrissios, netos do rei de Argos que lutaram até a morte para a sucessão do trono.
5. Pirâmides de Güímar (Espanha)
Estão localizadas em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Datam do século XIX e foram feitas por conta de técnicas agrícolas.
6. Pirâmides Chinesas
Assim como muitas outras, essas pirâmides também serviam de câmara mortuária.  A mais famosa é a do primeiro Imperador Qin Shi Huang, na cidade de Xi’an. Essa pirâmide seria de mais ou menos 200 a. C. Hoje, essa pirâmide encontra-se coberta por vegetação, assim como muitas outras na China.
7. Mounds (Estados Unidos)
No estado de Illinois, nos Estados Unidos, encontra-se as Mounds, pirâmides similares a montes que foram criadas pelos povos nativos dessa região.
A Monks Mound é considerada a pirâmide mais larga do mundo. Sua localização era vital ao comércio, pois fica próxima a cofluência de vários rios. Essa pirâmide data de 900-950 d. C.
Existe uma teoria de que seria uma pirâmide invertida, mas isso não tem como ser confirmado, pois não há técnicas que permitam sua escavação sem que haja a destruição da construção atual.
E isso não é tudo, há muitos outros exemplos de pirâmides interessantes pelo mundo, mas seria impossível colocar tudo aqui!

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário