quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Futuro é agora.

Ruas, órgãos, casas: descubra o que é possível criar com impressoras 3D

 
As impressoras 3D parecem fruto de filmes de ficção científica, mas já são realidade presente no dia a dia de algumas empresas. Com elas, como o próprio nome diz, é possível imprimir objetos tridimensionais a partir de moldes criados no computador. A variedade de produtos fabricados a partir desta tecnologia já é enorme e o TechTudo preparou uma lista que traz itens surpreendentes.

Ruas?!

Sim, já existe um modelo capaz de imprimir ruas. Apelidada de Tiger Stone, a máquina consegue produzir até 400 metros de vias por dia. É necessário apenas três funcionários para mantê-la em funcionamento e o uso de caminhões de piche é dispensado.
Tiger Stone é alimentada por tijolos (Foto: Divulgação)
Tiger Stone é alimentada por tijolos (Foto: Divulgação)
O baixo custo de manutenção e consumo do equipamento tornam a viabilização do uso do maquinário em uma escala maior uma realidade cada vez mais próxima. O material utilizado na "impressão" são tijolos, que alimentam a máquina possibilitando a criação de peças pré-moldadas, que são encaixadas nas ruas.

Um coração, por favor

A Organovo, uma start-up de engenharia biomédica, resolveu acabar com o problema de falta de doadores de órgãos que ocorre em todo o mundo. A empresa desenvolveu a NovoGen MMX Printer, primeira impressora a utilizar material biológico como matéria-prima.
A impressora, a princípio, produzirá órgãos para pesquisas científicas (Foto: Reprodução/Cnet)
A impressora, a princípio, produzirá órgãos para pesquisas científicas (Foto: Reprodução/Cnet)
A máquina utiliza células-tronco e, a princípio, será utilizada para produzir órgãos para pesquisas científicas. Mas espera-se que, no futuro, seja possível utilizá-la para reduzir a espera nas filas de transplante.

Gostei desse carro. Imprime para mim?

Um veículo batizado de Urbee foi o primeiro criado a partir de uma impressora 3D. O automóvel de 544 kg e 3 m de comprimento custou cerca de 2,5 mil horas aos criadores apenas para a produção de sua carcaça. Motor, rodas e outros elementos foram montados após este processo.
Urbee carro 3D (Foto: Urbee carro 3D)
Protótipo do Urbee (Foto: Reprodução/Extreme Tech)
O carro pode transportar duas pessoas e é sustentado por três rodas, sendo duas frontais e uma traseira. Segundo a Kor Ecologic, empresa que desenvolveu o veículo, o Urbee é pequeno e muito econômico, podendo alcançar a "incrível" velocidade de 65 km/h com seu motor de 10 Cv. Produzido sob encomenda, o automóvel custa R$ 50 mil.

Brincando de casinha

Exatamente o que pareceu: uma impressora 3D capaz de imprimir casas. Batizada de Contour Crafting, ela é instalada no terreno onde a moradia será fabricada. A máquina é capaz de construir muros e paredes utilizando várias camadas de concreto. É possível acrescentar encanamentos e fiações elétricas.
A máquina permite construir uma casa em 20 horas (Foto: Reprodução/YouTube)
A máquina permite construir uma casa em 20 horas (Foto: Reprodução/YouTube)
Em apenas 20 horas uma casa é montada, apenas sem as portas e janelas. Como se não bastasse, seu criador, Behrokh Khoshnevis, afirmou que é possível programar a máquina para pintar paredes e adicionar telhas à construção de maneira robótica.

Imprimindo um bolo para viagem

Impressão de comida já é possível (Foto: Divulgação)
Impressão de comida já é possível (Foto: Divulgação)
Uma empresa chamada Cornell Creative Machine Lab criou a Food SFF, uma máquina capaz de imprimir comida. A impressora é capaz de fabricar macarrão em forma de naves espaciais, hambúrgueres com a borda preenchida por mostarda e ketchup, sanduíches de soja e biscoitos e bolos com mensagens. Atualmente, a companhia fez uma parceira com um grupo de culinária francês para criar novos formatos a alimentos conhecidos.

Fonte: Techtudo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário