sexta-feira, 2 de junho de 2017

Chuvas nada convencionais


O filme “Tá chovendo hambúrguer” (2009) mostra o inventor malsucedido, Flint Lockwood, criando uma máquina que transforma água em comida. Ele fez isso porque os moradores da cidade Swallow Falls não estavam tendo dinheiro suficiente para comprar outros alimentos além de sardinhas. Sendo assim, Flint consegue fazer com que chova hambúrgueres na região.

Como no filme, algumas cidades do mundo também tiveram o privilégio (ou não) de no local chover algumas coisas além de água, porém, nesses casos, a chuva aconteceu de forma sobrenatural. Carnes, aranhas e até mesmo rãs estão na lista de 7 vezes que choveram outras coisas além de água. Confira abaixo.

1 – Pássaros


Cerca de 5 mil aves caíram do céu de Arkansas, nos Estados Unidos, em dezembro de 2010. A maior parte dos animais pareciam estar morrendo ou quase mortos. Um caso parecido com esse também aconteceu em Louisiana (EUA), onde uma chuva com centenas de pássaros foram vistos.

Na época, especialistas disseram que o caso inusitado poderia ter acontecido devido aos fogos de artifícios de finais de ano explodidos no céu. Levantando a hipótese de que os pássaros poderiam ter sido atingidos enquanto sobrevoavam o lugar.

2 – Chuva vermelha


Em 2001 uma chuva vermelha caiu em Kerala, um estado costeiro no sul da Índia. Na ocasião, os moradores estranharam o fenômeno, que parecia com sangue caindo do céu. As chuvas foram vistas durante 2 meses e em algumas vezes apareciam nas cores amarela e verde, mas principalmente vermelha.

Na época, algumas pessoas desconfiaram que o caso fora do comum pudesse ser um meteoro que teria explodido. Outra hipótese foi as areias da Arábia que poderiam ter se misturado com a chuva. Estudos revelaram que a chuva não continha grãos de areia, mas substâncias que pareciam conter células de origem biológica.

3 – Formigas


Você não sabia, mas a Terra já recebeu e ainda pode ter chuvas de formigas. As Cephalotes são um gênero de insetos, pertencente a família Formicidae. Eles habitam em árvores, e por causa disso, podem voar quando estão caindo.

Muitas formigas Cephalotes são encontradas na América do Sul, porém, três dessas espécies podem ser vistas nos EUA, especificamente no Arizona, Texas e Florida Keys. Outra espécie de formiga, Formica aquilonia, encontrada na Europa e Ásia, também “chove” de ramos de árvores em grande número.

4 – Carne


Um caso inusitado espantou uma moradora de Olympia Springs, Kentucky, nos Estados Unidos: carnes foram vistas caindo do céu. Isso aconteceu em 1876 enquanto Allen Crouch estava na área de sua casa fazendo sabão. Os pedaços de carne mediam cerca de 2 centímetros, e apesar de ser tentador, Allen não chegou a comer o material.

Amostras de carne foram colhidas com o objetivo de descobrir o que de fato eram aquelas substâncias, os pesquisadores concluíram que a carne na verdade era nostoc – um gênero de cianobactéria encontrado em diferentes ambientes o qual forma colônias compostas de filamentos de células moniliformes em um invólucro gelatinoso.

Cientistas chegaram a afirmar que o nostoc poderia ter inchado após uma chuva e caído na casa de Crouch. Porém, nesse dia não choveu no local.

Outros cientistas também decidiram realizar um estudo e concluíram que a substância era uma mistura de cartilagem, tecido muscular e pulmonar. O professor de química do Louisville College of Pharmacy, LD Kastenbine, chegou a dizer que os materiais eram de um conteúdo estomacal de abutres que possivelmente vomitaram quando voavam sobre a residência de Crouch.

5 – Aranhas


Em 2013 aranhas da espécie Anelosimus eximius, consideradas sociáveis, foram vistas caindo do céu na cidade de Santo Antônio da Platina, no Paraná, Brasil. Esse tipo de aranha vivem em colônias e podem chegar a milhares.

Elas costumam se reunir durante o final da tarde e início da noite para fazerem teias, que chegam a 19 metros de altura, com o objetivo de capturar insetos. Elas se assemelham a estrelas no céu quando estão nessas teias.

Além disso, se um vento forte atingir o céu as aranhas podem voar em direção a terra.

6 – Feno


Em 2011 uma chuva de feno caiu sobre as casas dos moradores da Inglaterra, no Reino Unido. Especialistas afirmam que isso acontece durante o verão, onde o ar quente transporta objetos sem peso e fáceis de serem levados para outros lugares.

7 – Rãs


Em 1873, os moradores do Kansas, nos Estados Unidos, presenciaram centenas de rãs caindo do céu. A mesma coisa aconteceu em Dubuque (EUA). Em 2005 milhares de rã também foram vistas caindo do céu na Sérvia, na Europa.

Especialistas afirmam que o evento no Kansas aconteceu devido a um tornado em um lugar próximo que levou as rãs para lá. Já no caso de Dubuque, acreditam que os sapos foram levados devido a um forte vento. O mesmo poderia ter acontecido na Sérvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário