Mensagens falsas contendo vírus e tentativas de golpes chegam a milhões de computadores brasileiros todos os dias. Para se defender dos perigos, é importante saber reconhecê-las.
Uma supervisora administrativa, cujo nome prefiro não revelar por não ter sua autorização prévia,recebeu um e-mail que dizia conter fotos de uma festa. A curiosidade a fez abrir a mensagem e, sem querer, ela instalou um programa. Quando tentou acessar sua conta bancária pela internet, apareceu dentro da conta uma outra tela pedindo para digitar a senha do cartão de débito. Ela fez isto e começaram a ser debitados impostos que ela não devia. Ela conta que o prejuízo foi de mais de R$ 4 mil. Ao ser esclarecido o golpe, o banco devolveu o dinheiro, mas levou muito tempo para que o golpe fosse comprovado.
Golpes assim, fazendo a pessoa ficar curiosa para ver fotos e vídeos, são muito comuns. Os mais conhecidos são aqueles que prometem mostrar fotos de "seu namorado ou marido com outra", de "sua namorada ou esposa com outro", etc., fotos em que você aparece, etc. Sempre que isto ocorrer em seu e-mail, não abra as mensagens e exclua-as imediatamente, inclusive da lixeira.Outro tipo de golpe: mensagens supostamente vindas de bancos como a da ilustração, lojas (virtuais ou não), órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais), empresas em geral, etc., só são enviadas a você por e-mail se você mesmo solicitá-las a essas instituições. Se você receber uma mensagem assim sem que você a esteja aguardando, é golpe. Proceda da mesma forma acima, e denuncie através da internet, em redes sociais, blogs, etc., que isto está acontecendo para que todas as pessoas tomem conhecimento e tenham o devido cuidado.
Alguns especialistas em segurança na internet dão algumas "dicas":
-Demi Getschko, do Núcleo de Informação e Coordenação Ponto Br (NIC.Br):Quando você digitar o nome do banco, colocar o nome do banco e trocar o “ponto com ponto br” (.com.br) por “ponto b ponto br” (.b.br). Uma letra só, ponto br (.br), que também serve aos bancos, só aos bancos. Então,se você escrever o nome errado e terminar com “b ponto br” (b.br), ou é um banco ou não existe. Demi garante que assim não há chance de você cair nas mãos de um fraudador.
-Thiago Borguini, profissional liberal:
Na caixa do correio eletrônico, cada dia mais lotada, fica grande parte do perigo, sempre com propostas tentadoras: tem a promoção que é só acessar e concorrer a um carro novo, a oferta de ganhar dinheiro apenas respondendo um email, entre muitas outras. Primeiro informe-se para ver se essa promoção realmente existe, se é real. Se existir, não clique no email, entre diretamente no site da promoção e faça cadastro diretamente pelo site da promoção.
Ele diz que também existem situações em que a pessoa recebe uma mensagem que parece não fazer sentido: um boleto de pagamento ou um e-mail sobre um cheque que foi devolvido. Quem recebe fica até em dúvida pensando: “Será que eu me esqueci disso?”. “O que a gente tem que fazer é se perguntar: ‘eu estou aguardando esse e-mail? Eu aguardo realmente um email de uma instituição? Eu tenho conta em determinado banco?’”, recomenda o especialista.
Fonte: G1
Alguns especialistas em segurança na internet dão algumas "dicas":
-Demi Getschko, do Núcleo de Informação e Coordenação Ponto Br (NIC.Br):Quando você digitar o nome do banco, colocar o nome do banco e trocar o “ponto com ponto br” (.com.br) por “ponto b ponto br” (.b.br). Uma letra só, ponto br (.br), que também serve aos bancos, só aos bancos. Então,se você escrever o nome errado e terminar com “b ponto br” (b.br), ou é um banco ou não existe. Demi garante que assim não há chance de você cair nas mãos de um fraudador.
-Thiago Borguini, profissional liberal:
Na caixa do correio eletrônico, cada dia mais lotada, fica grande parte do perigo, sempre com propostas tentadoras: tem a promoção que é só acessar e concorrer a um carro novo, a oferta de ganhar dinheiro apenas respondendo um email, entre muitas outras. Primeiro informe-se para ver se essa promoção realmente existe, se é real. Se existir, não clique no email, entre diretamente no site da promoção e faça cadastro diretamente pelo site da promoção.
Ele diz que também existem situações em que a pessoa recebe uma mensagem que parece não fazer sentido: um boleto de pagamento ou um e-mail sobre um cheque que foi devolvido. Quem recebe fica até em dúvida pensando: “Será que eu me esqueci disso?”. “O que a gente tem que fazer é se perguntar: ‘eu estou aguardando esse e-mail? Eu aguardo realmente um email de uma instituição? Eu tenho conta em determinado banco?’”, recomenda o especialista.
Fonte: G1
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