sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dr House: da ficção para a realidade

Médico cura paciente com ajuda de personagem
O médico alemão Jürgen Schäfer conseguiu diagnosticar rapidamente um paciente ao se lembrar da série americana House. Um artigo científico sobre o assunto foi publicado na revista científica Lancet.
Segundo o artigo, o paciente apresentava insuficiência cardíaca grave, febre, cegueira, surdez, hipotireoidismo, refluxo esofágico e inchaço dos gânglios linfáticos. Apesar dos sintomas, o homem estava sem diagnóstico até ser atendido por Schäfer.
O médico trabalha no Centro de Doenças Não-diagnosticadas de Marburgo, ao norte de Frankfurt. Em entrevista a agência de notícias Associated Press (AP), ele afirmou que percebeu qual era o problema em cinco minutos.
Os sintomas do paciente coincidiam com um caso que aparece no episódio Family Practice, o 11º da 7° temporada. É quando Dr. House, interpretado por Hugh Laurie, descobre um envenenamento por cobalto após detectar problemas na prótese de quadril de sua futura sogra.
Antes do diagnóstico correto, outros médicos disseram ao paciente que seria preciso fazer um transplante de coração. Mas os exames de sangue feitos por Schäfer e sua equipe determinaram um alto nível de cobalto no organismo, logo após o paciente dizer que teve problemas com a prótese no quadril.
As radiografias mostraram restos de metal no lado esquerdo do quadril. Essa foi considerada outra prova de que alguns fragmentos da prótese se soltaram. Isso causou um vazamento de cobalto e cromo, que entraram na corrente sanguínea do paciente.
Os problemas se atenuaram quando a prótese foi substituída por outra de cerâmica. Pouco tempo após a troca, as concentrações de cobalto e de cromo diminuíram e o quadro do paciente estabilizou.
Com um tratamento para o coração, a função cardíaca melhorou em 40%. Não houve novos episódios de febre ou sinais de esofagite. Mas a audição do paciente e a visão não voltaram por completo.
prótese
Parte da prótese de metal que causou a intoxicação no paciente (Crédito da imagem: Lancet)
Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário