quarta-feira, 2 de março de 2016

Saudades de Búzios...e da Argentina!

Recentemente tive a oportunidade de voltar à cidade paradisíaca de Búzios, para desanuviar a cabeça, relaxar um pouco e curtir o espetáculo da Natureza que parece não ter sido alterado pelo tempo e nem pela ação do Homem.

Se existem lugares mágicos, com certeza Búzios é um deles. A beleza das 26 praias da península, o charme da antiga aldeia de pescadores, os restaurantes típicos e os internacionais, o impecável campo de golf, as boutiques famosas, os shows, o Festival de Cinema e Festival Gastronômico, sua arquitetura arrojada com velhas telhas de barro e madeira rústica, a famosa Rua das Pedras, onde começa a noite que em Búzios não tem hora para acabar, seus mares de ventos olímpicos onde treinam os campeões brasileiros, sua natureza agreste e remanescente da Floresta Atlântica, enfim, imperdível pra quem ainda não conhece.
Mas agora permitam-me mostrar um pouco do que registrei desse inebriante passeio.


A Pousada

Fiquei estabelecido na Pousada Catavento, simples, porém aconchegante. Local tranquilo, onde você acorda com sons dos pássaros nas árvores. O café da manhã está incluso no pacote escolhido.
São 11 suítes com banheiro , ar , TV , frigobar e decoração diferenciada.
  • Wireless internet
  • Cafe da manha
  • Sala de estar com sinuca , redes e home theater
  • Vista Alta verde da cidade
  • Atendimento personalizado em vários idiomas
  • 5 minutos da Rua das Pedras e praias


O segundo andar da Pousada Catavento, onde é servido o café da manhã.
Muito simpático e cortês é o anfitrião dos hóspedes, o senhor Rony, figura carismática, atencioso, mineiro com sotaque francês, por ter vivido muitos anos na Europa. Prometi a ele que um dia voltaria não só a Búzios, mas naquela Pousada que, entre tantas centenas que há na região, me cativou pela simplicidade e bom atendimento.
A gatinha malhada, atração da Pousada Catavento.
Ah, conheci também uma linda gatinha (felina mesmo, não humana) que não descobri o nome, mas muito amável e que logo passou a frequentar as noites no quarto onde fiquei. Deu vontade de trazê-la para o Rio, mas muito provavelmente o Sr Rony não permitiria, afinal, a bichana era a simpatia em forma de gata. Nunca se desfaça dela, Sr Rony. Ela com certeza, irá cativar muitos outros hóspedes que por esta Pousada passar.
Para maiores informações, acesse:
http://www.cataventodebuzios.com.br/


O Sr Rony, anfitrião da Pousada Catavento.
O Clima

O tempo estava ótimo, apesar das chuvas torrenciais que caiam na região metropolitana do Rio de Janeiro. Búzios conta com dias quentes atenuados pelos ventos constantes procedentes do Oceano Atlântico, mas sua temperatura no verão raramente passa dos 33ºC. As noites são amenas e não abafadas como na capital do Estado, pois são atenuadas pelos intensos e duradouros ventos da chamada "Região Dispersora de Ventos". O mês mais quente é o mês de fevereiro com média de 25ºC e o mês mais frio é o mês de setembro com média de 19,5ºC. Assim fui informado pelos moradores de lá.

Búzios tem a mística de ser um lugar para quem quer tranquilidade, sossego, sem barulho e ao mesmo tempo agradar aos baladeiros de plantão, que aproveitam a noite, os agitos da cidade, cono na famosa Rua das Pedras e a curtição dos bares e restaurantes locais. Você escolhe seu ambiente.
Praia da Armação, na Orla Bardot.
Para quem prefere curtir a noite buziana, o melhor lugar é a Orla Bardot, onde estão distribuídos bares, casas noturnas e lounges com vistas para o mar e ilhas. Falando na Orla Bardot, descubra porque ela tem esse nome.
Estátua de Brigitte Bardot, na Orla Bardot
Foi assim que a localidade recebeu a mais cobiçada atriz de cinema da época: a francesa Brigitte Bardot, que, na ocasião, namorava Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil. Os dois se hospedaram na casa do russo André Mouriaev, então representante da Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro. Eles vieram passear e conhecer a cidade e admirar mais as belezas do Brasil. Depois retornou e passou o Natal hospedada na casa da família do cônsul argentino Ramon Avellaneda, na Rua das Pedras, onde hoje, 2013, ainda funciona a tradicional Pousada do Sol, ponto turístico da cidade.
Oportunidade ímpar: tirar uma foto e dar um beijinho na bela e sexy Brigitte Bardot.
Esse fato foi em 1964, sendo considerado um grande marco para a cidade. Naquele momento, toda a imprensa mundial direcionou a atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos da atriz através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje existem referências à celebridade em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.

A Orla Bardot oferece um passeio leve e confortável, sobre decks de madeira, bancos, chão em pedra e paisagismo com vegetação da região, acompanhado pelo mar da Armação e seus barcos típicos, coloridos. Instalado em 1999, o calçadão da Orla Bardot se estende por toda a Praia da Armação, onde fazem parte do cenário dezenas de barcos coloridos de pescadores, típicos de Búzios.
Os Três Pescadores: outro cartão postal da Orla Bardot.
Caminhando pela Orla Bardot desvendam-se construções históricas, casarões coloniais, comunidade de pescadores artesanais e obras de arte que se transformaram em pontos de referência. A Orla Bardot pede uma visita de dia e outra à noite, são duas versões do mesmo local, que se diferem em público, restaurantes e outras atividades, um dos pontos de referência da cidade e que não dá pra deixar de visitar.

A Rua das Pedras

Com diversas opções para refeições, é um lugar para todas as idades que queiram conhecer e se deliciar com uma gastronomia sofisticada e agradável, boa música e com uma vista deslumbrante.

Localizada no centro de Búzios, a Rua das Pedras é a rua mais famosa da Região dos Lagos. Ela funciona como um ponto de encontro, um shopping a céu aberto, com lojas de marcas locais e internacionais. A área de lazer é repleta de bares descontraídos e restaurantes para todos os gostos, reunindo o que há de melhor em Búzios.
Rua das Pedras: visitação imperdível em Búzios
O mais importante e impactante é que, nesta pequena rua devorada pelos pedestres, pode-se perceber a alma buziana. Descontração e elegância andam de mãos dadas, enquanto que o charme e a sensualidade fazem seu jogo de sedução, capturando a atenção dos corpos bronzeados que passeiam livremente.

Os cinco sentidos são convocados ao trabalho delicioso num entardecer na Rua das Pedras. A visão se maravilha com a mudança de cores do céu, correndo do azul celeste para o laranja avermelhado e chegando ao azul profundo. A audição se delicia com as doces risadas e a fala mansa dos que lá transitam. O olfato se divide entre a brisa do mar e o perfume que sai das cozinhas anunciando o que está por vir. O paladar é brindado com quitutes da terra e pratos requintados, acompanhados de um delicioso suco, um chope refrescante ou um vinho especial. Finalmente, o tato conquista o toque e ganha seu abraço, comemorando mais uma noite maravilhosa com um beijo.

Ponta da Lagoinha


Nesta minha nova viagem a Búzios, não pude deixar de retornar a um dos pontos turísticos mais bacanas da localidade: a Ponta da Lagoinha.

A Ponta da Lagoinha fica entre a praia da Ferradura e a praia da Foca. Seu acesso é por uma pequena trilha que pode ser facilmente percorrida a pé.
Ponta da Lagoinha: bom local para meditação, contemplação ou simplesmente um relax a céu aberto
Conhecido como O Himalaia Brasileiro, recentemente reconhecido por cientistas da Universidade do RJ (UFRJ). Além da beleza contida neste fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto de cabeça branca, que ocorre apenas neste litoral. Verdadeira amostra da história geológica e biológica da formação do continente ocorrida há mais de 500 milhões de anos.

Abaixo, outras fotos que tirei deste maravilhoso cenário:
















A Invasão Argentina

Outra coisa que me impressionou nesta nova visitação a Búzios, foi a quantidade de estrangeiros que por lá circulam e trabalham. Tudo bem, sei que o lugar é uma cidade turística, não é novidade pra ninguém. Mas desta vez a sensação era como se os Brasileiros fossem a minoria, e ainda, considerados estrangeiros. Era como se estivéssemos em outro país. Todo mundo que passava por mim nas ruas era estrangeiro. Principalmente Argentinos. Sim, Los Hermanos dominaram geral o pedaço em Búzios. Em segundo os Chilenos. E por aí se vai.

Mas como se deu essa dominação Argentina em Búzios? Pesquisei e deixo aqui registrado para quem ficou curioso.

A cidade passou realmente a se desenvolver como cidade turística a partir da invasão argentina no fim dos anos 1970. Fugindo da crise econômica em seu país, muitos argentinos chegaram a Búzios com bastante dinheiro, compraram muitas propriedades e estabeleceram residências e negócios. Até hoje, uma fração significativa do comércio e da hotelaria está nas mãos de argentinos, que são também figuras comuns na cidade como turistas. Porém a crise na Argentina desde os anos 1990 passou a limitar o fluxo de turistas argentinos.

Os argentinos em geral têm acrescentado à cultura local suas artes, artesanato e criações diversas, que foram se integrando e, hoje, são copiadas e utilizadas pelo Brasil afora como hand-made in Brazil.

Falando em Argentina, não poderia também deixar de contar que fiquei "encantado" por uma jovem que trabalhava oferecendo serviço de passeios, na Rua Manoel Turibio de Farias, acredito eu que na Rio by Buzios, uma agência de turismo local. Estava caminhando com uma amiga quando a jovem nos interpelou, falando castelhano, sua língua nativa. Uns dizem que em Búzios se fala Portunhol, mas tudo bem. No geral, dá pra entender sem maiores complicações. 

Mas voltando à nossa vendedora, muito simpática, informou que estava há dois meses no Brasil, mas falava com mito desenvoltura. Foi quando eu disse a ela que muitos brasileiros não gostam da Argentina por conta do prepotente Maradona, mas não se pode julgar todos por conta de um só, não é mesmo? e se depender da bela vendedora Hermana, os conceitos de todos irão mudar em relação àquele país. 


Saudades da Argentina!....
No dia seguinte, domingo, foi meu penúltimo dia naquele lugar mágico. Aproveitei para visitar praias que ainda não conhecia das visitas anteriores, e também curtir a última noite aproveitando ao máximo o passeio. Mas não resisti aos encantos da jovem Argentina, e voltei ao mesmo local naquela noite, entrei numa lanchonete para comer esfihas de camarão e siri, quando, de repente, a minha amiga que me acompanhava na viagem disse:
-Olha ali no balcão a sua musa da Argentina!


Lá estava ela, comprando o seu lanchinho noturno. Não podia deixar passar a oportunidade de tirar uma foto com ela, como recordação do momento. Esperei um tempinho pra ela degustar seu lanche, e lá fui eu de novo, ela se lembrou de nós, e informei que era minha última noite em Búzios, mas que não levara saudades só do lugar, mas também da Argentina. Com um belo sorriso, ela aceitou o convite para a foto, e assim terminou meu contato com ela. Deixei o endereço do blog pra quela visitasse posteriormente, e nos retiramos. Após outra parada numa lanchonete, desta vez no Bob's, retornamos para a Pousada, para descansar e reunir forças para a viagem de volta ao Rio.

E assim foi minha nova experiencia na cidade mais paradisíaca do Rio de Janeiro. E desta vez, a saudade será dobrada: por Búzios....e pela Argentina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário