segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Arqueólogos descobrem propriedades sônicas nas rochas de Stonehenge

Stonehenge pode ter sido construído pelo homem da Idade da Pedra como um centro pré-histórico de ‘música em pedras’, segundo um novo estudo.
De acordo com especialistas do Royal College of Art de Londres, algumas das pedras soam como sinos, tambores e gongos quando são batidas com martelos.
Os arqueólogos, que ponderaram por que o homem da idade da pedra transportou os arenitos por 360 quilômetros do País de Gales até a localização atual de Stonehenge, acreditam que a descoberta pode ser a chave do mistério.
As ‘pedras sônicas’ podem ter sido especificamente escolhidas por causa de sua “energia acústica”, o que significa que elas podem fazer uma variedade de ruídos que variam de metal até som de madeira, em uma série de notas.
Uma percentagem significativa das rochas de Stonehenge produzem sons metálicos – como sinos, gongos e tambores de lata – quando golpeados com pequenos martelos de pedra. Além disso, os pesquisadores descobriram evidências de que as ‘rochas musicais’ podem ter sido golpeadas para tal fim.
Havia rochas locais abundantes que poderiam ter composto Stonehenge, mas os arenitos do País de Gales foram considerados ‘especiais’ pelas suas capacidades sônicas, razão pela qual as pedras foram transportadas de um local distante.
Uma das teorias para explicar algumas rochas fazem determinados sons pode estar relacionada com a quantidade de sílica nas rochas. [DailyMailSci-news]

Nenhum comentário:

Postar um comentário