domingo, 18 de maio de 2014

Os Ritos Maçônicos (Parte 1)

Rito Adonhiramita 



Em 1758, o Barão de Tschoudy, com a experiência adquirida no Capítulo dos Cavaleiros do Oriente, para o qual escrevera os Rituais de Iniciação e Catecismos de Instrução, preparou-se para empreender sua obra maior. Baseando-se na tradição e na excepcional cultura que acumulara forneceu o material para a compilação de Recueil Précieux de La Maçonnerie Adonhiramite (Compilação Preciosa da Maçonaria Adonhiramita), cuja conseqüência foi o florescimento de inúmeras Lojas, na Europa e no Oriente próximo, chegando o Rito Adonhiramita a ser o mais difundido de todos. 

É um Rito histórico, característico e essencialmente metafísico, esotérico e místico, tornando-se exotérico quando exerce o magistério de sua liturgia. Tem por bases teológicas as verdades bíblicas reveladas no Antigo e Novo Testamento, particularmente, no que concerne a construção do Templo de Salomão e às origens do Cristianismo com relação ao período das Cruzadas. É derivado diretamente do Rito de Heredom, e abrangia, até 1873, 12 graus: sendo 3 simbólicos e 9 filosóficos, coroados com o de Cavaleiro Noaquita. Em 2 de junho de 1973, o Rito passou a compor-se de 33 graus e sua Oficina-Chefe denominou-se Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita. Seus graus estão assim divididos:
  • Loja azul: aprendiz, companheiro e mestre;
  • 4º grau: Mestre perfeito;
  • 5º grau: Primeiro eleito ou Eleito dos nove;
  • 6º grau: Segundo eleito ou Eleito de Perignam;
  • 7º grau: Terceiro eleito ou Eleito dos quinze;
  • 8º grau: Aprendiz escocês ou Pequeno arquiteto;
  • 9º grau: Companheiro escocês ou Grande arquiteto;
  • 10º grau: Mestre escocês;
  • 11º grau: Cavaleiro da espada ou Cavaleiro do Ocidente ou Cavaleiro da águia;
  • 12º grau: Cavaleiro Rosacruz.
Brasão do Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita

Rito Schroeder

 

Foi criado por Friedrich Ludwig Schroeder (1744-1816). Schroeder foi um ator e dramaturgo alemão, diretor do teatro municipal de Hamburgo. Foi grão mestre da Grande Loja de Hamburgo. Como um reformador da maçonaria moderna, ele era a favor de um retorno às fontes mais autênticas e passou quase 20 anos na finalização do rito que leva seu nome. Possui apenas os graus da loja azul.

Era avesso ao aspecto da cavalaria que carateriza a simbologia da maior parte dos alto graus, ele reformou as cerimônias de sua obediencia no sentido de maior simplicidade, revivendo o uso do rito inglês antigo  e levando em consideração os três primeiros graus simbólicos. Foi aprovada em 1811 pela Grande Loja de Hamburgo. O sistema de Schroeder foi o mais democrático de todos os ritos praticados na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial.

Na atualidade é praticado pela Grande Loja dos Maçons Antigos Livres e Aceitos da Alemanha, a Grande Loja da Áustria, Grande Loja da Hungria e algumas lojas da Grande Loja Suíca Alpina. Além disso é muito praticado no Brasil.
Friedrich Ludwig Schroeder
Rito Sueco

O rito suéco (Svenska Frimurare Orden) é praticado principalmente nos países nórdicos (Dinamarca, Filandia, Islandia, Noruega e Suécia). A pratica deste rito exige do maçom que ele se declare cristão. A história de sua criação é extensa devido a implementação da Estrita Observancia da maçonaria da Europa do norte. Foi fundada sobre uma base cristã e templária instalada na Suécia em 1759 por Carl Friedrich Eckleff (1723-1786).

A maçonaria na Suécia foi introduzida por conta de Wrede-Spare, oficial de cavalaria que recebeu em Paris sua iniciação, elevação e exaltação. A primeira reunião é datada em 17 de março de 1735, mas por decreto do rei Frederich I da Suécia, a maçonaria foi interditada em 21 de outubro de 1738, mas anulado alguns meses mais tarde.

O rito suéco afirma-se como fundamentalmente cristão, e impregnado de Rosacrucianismo, de Cabala e Teosofia (lembra alguns aspectos da doutrina de Swedenborg). Esta organizado em dez graus divididos em três classes:
  1. Graus de São João: aprendiz, companheiro e mestre;
  2. Graus de Santo André da Escócia: aprendiz, companheiro e mestre de Santo André;
  3. Graud do Capítulo: superior irmão ilustre (ou cavaleiro do oriente), todo poderoso irmão ilustre (ou cavaleiro do ocidente), irmão iluminado e superior irmão iluminado.
Ainda possui outros dois graus administrativos:
  • Todo poderoso irmão iluminado;
  • Cavaleiro comendador da Cruz Vermelha.
Loja Svenska Frimurare Orden
Rito Moderno

 

Com a Grande Loja dos Modernos em Londres, foi traduzido o ritual para utilização das primeiras lojas azuis na França em 1782. Deste modo ficou conhecido tanto como rito Moderno como rito Francês. Além da tradicional loja azul, este rito possue o conjunto de graus filosóficos denominados Ordens de sabedoria:
  • 4º grau: Eleito secreto;
  • 5º grau: Eleito escocês;
  • 6º grau: Cavaleiro da espada ou Cavaleiro do oriente ;
  • 7º grau: Cavaleiro Rosacruz;
  • 8º grau: Cavaleiro Kadosh filosófico ou Cavaleiro da águia branca e preta;
  • 9º grau: Cavaleiro da sapiência ou Grande inspetor.
Dentro do Grande Oriente da França, este rito é o considerado como o mais "laico". De fato mais fiel que o da Grande Loja de Londre, fundador da maçonaria especulativa. Perpetuando alguns fundamentos, disposição das colunas J e B, disposição dos candelabros, a bateria em dois golpes curtos e um longo, entrada com o pé direito, dentre todas as coisas que a Grande Loja dos "Antigos" alteraram.

Rito Escocês Retificado

 

De essencia cristã, foi fundado em Lyon, França, em 1778. Foi principalmente elaborado por Jean-Baptiste Willermoz (1730-1824). Este famoso maçom reformou o ramo francês da Estrita Observancia Templária para o convento de Gaules, incorporando elementos da ordem dos eleitos Cohen e renunciando a herança templária. Inspirou-se em diferentes sistemas iniciáticos existentes na época:
  • Ordem dos Cavaleiros Maçon Eleitos Cohen do Universo (Ordre des Chevaliers Maçons Élus Coëns de l'Univers) de Martines de Pasqually;
  • Estrita Observancia Templária, inicialmente estabelecida na Alemanha em meados do século 18;
  • Escocismo maçonico, os diversos altos graus maçonicos cuja organização ainda não formalizada;
  • Maçonaria azul de três graus, o qual praticado pelo Grande Oriente da França na época e que tornou-se o atual Rito Françes.
Os graus estão organizados da seguinte forma:
  • Período probatório: aprendiz, companheiro, mestre e mestre escocês;
  • Ordem interior: escudeiro novato e cavaleiro benfeitor da cidade Santa;
  • Classe secreta (colégio metropolitano): professo e grande professo.
Brasão do RER

Ritual de Emulação


É importante, principalmente no Brasil, não confundir-se o ritual de Emulação com o rito de York. Onde suas diferenças são sutis mas de profunda relevancia. O ritual de Emulação é mais comum no Inglaterra, onde existem as lojas de instrução, que mantem o modelo do ritual sem que se perca qualquer detalhe. Ainda assim existem diversas lojas de intrução, que apesar de possuirem rituais muito similares, tem-se suas diferenças seja em algumas palavras ou desenvolvimento do ritual, dentre elas: Stanford, Bristol, Stability e Taylor.

Em linhas gerais podemos dizer que diferente do rito de York, o ritual de emulação busca mais objetividade, seja no tempo de desenvolvimento da oficina, nos procedimentos ou adereços. Enfim, é de suma importancia os sinais e desenvolvimentos do ritual, uma vez que devem ser realizadas de cor.

Rito de York


Fundado no ano de 1799 por Thomas Smith Webb (1771-1819). O rito de York é o mais praticado nos Estados Unidos, e encontrado minoritariamente na França. O seu desenvolvimento coincide com a expansão da Grande Loja dos Antigos no inicio do século 18.
Sua conhecida origem é da Escócia, sendo os maçons irlandeses quem contribuiram para exportar para América do Norte durante o século 18 e inicio do século 19.

As diferenças ritualisticas entre os antigos e os modernos estão restritos as inversões das palavras sagradas, disposições das luzes, o conteudo simbólico dos graus de companheiro e de mestre.

O rito de York é particularmente desenvolvido nos Estados Unidos onde suas lojas interditam toda discussão de assuntos políticos, religioso ou de tudo controverso que não tenha como objetivo a evolução dos seus membros. Também não é incomum nos Estados Unidos o rito de York ser praticado em conjunto com o REAA. Seus graus estão agrupados em 5 categorias:
  1. Lojas azuis: aprendiz, companheiro e mestre;
  2. Capitulos (Real Arco): Mestre de marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco; Os rituais do Real Arco foram escritos em 1797 em Boston, partindo do simbolismo sobre a Arca da Aliança no Templo de Salomão.
  3. Conselho Críptico: Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre; Estes são notavelmente mais modernos, estima-se que foram escritos no início do século 19. Por sua vez sua referencia mitologica é sobre as criptas do Templo de Salomão.
  4. Comanderia Templária: ordem da cruz vermelha, ordem de malta e ordem do templo. Com uma visão mais cristã, diferente do conselho e dos capítulos passa-se para as ordens templárias.
  5. Benfeitores (Shriners): Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, acessível aos mestres maçons, seu desenvolvimento é a caridade, principalmente a crianças.
Graus paralelos: vários outros graus maçonicos não integrados aos principais sistemas ou categorias listadas acima não são agregadas a maçonaria oficial nos Estados Unidos, assim como em países regidos pelas antigas constituições inglesas. Podemos citar algumas:
  • Ordem da Cruz Vermelha de Constantino;
  • Ordem dos Cavaleiros Maçons;
E as ordens que incluem mulheres:
  • Damas Orientais do Santuário da América do Norte;
  • Filhas do Nilo;
  • Ordem da Estrela do Oriente.
O rito de York é baseado na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento. O sinal de ordem por vezes é precedido pela frase "Deus guarda". Sendo ainda menos formal que o ritual de Emulação, de qualquer modo as praticas são aprendidas de cor e podem variar de um lugar para outro.

Pretendemos extender os assuntos quanto aos ritos, aprofundando mais em casa um.

Brasão do rito de York
Continua..

Fonte: Ambas Colunas

Nenhum comentário:

Postar um comentário